Havaí-Portugal-Brasil. Revista BRASIL-EUROPA 126. ACADEMIA BRASIL-EUROPA. Bispo, A.A. (Ed.) e Conselho Especializado. Organização de estudos culturais em relações internacionais

 
 

A presente edição da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira oferece relatos de trabalhos desenvolvidos no arquipélago do Havaí por motivo da passagem dos 25 anos de registro oficial do Institut für Studien der Musikkultur des Portugiesischen Sprachraumes, ISMPS. e.V.) na República Federal da Alemanha.


A escolha do Havaí como local de desenvolvimento de estudos nesse contexto pode causar estranheza numa primeira aproximação, uma vez que esperar-se-ia, para trabalhos comemorativos com essa motivação, antes atividades em Portugal, no Brasil ou em outros países da comunidade dos países de língua oficial portuguesa.


A escolha do Havaí foi, porém, conscientemente tomada pelo fato de dirigir a atenção ao escopo e à orientação teórica do ISMPS, que o distinguem de outras instituições e que marcaram a sua função pioneira no complexo dos estudos culturais e musicológicos em contextos globais.


Duplo escopo do ISMPS


A denominação do instituto, discutida em simpósios e encontros preparatórios durante muitos anos, possui dois significados.

Pode ser entendida como

  1. 1)uma instituição que se dedica à pesquisa da cultura musical em países e comunidades lusófonas ou naquelas delas derivadas, e

  2. 2)como instituto do mundo de língua portuguesa para estudos da cultura musical, ou seja, para uma musicologia de orientação culturológica e para estudos culturais guiados sobretudo por considerações musicais.


  1. 1)Em sentido mais específico, a denominação expressa o objetivo da instituição em suprir uma lacuna percebida até então na musicologia européia e norte-americana. Constatava-se a insuficiente consideração de Portugal, do Brasil, de países africanos de língua portuguesa e de antigas possessões portuguesas na Índia, na China e no Sudeste Asiático, assim como de comunidades resultantes de emigrantes de língua portuguesa em outros países.

    Essa lacuna explicava-se não apenas pela barreira do idioma, cuja literatura era relativamente pouco acessível aos especialistas não pertencentes a círculos de lusitanistas e brasilianistas, mas sim e sobretudo pela própria estrutura da disciplina, resultante de seu desenvolvimento histórico.

    Numa divisão da matéria que compreendia áreas ou departamentos de Musicologia Histórica, Etnomusicologia e Sistemática, os estudos relativos àqueles países caiam na área da Etnomusicologia. Por motivos pragmáticos e em parte pouco refletidos, complexos temáticos relativos à Europa eram considerados na Musicologia Histórica, aqueles referentes às regiões extra-européias na Etnomusicologia.

    Essa mistura de princípios de distinção de áreas de estudos - metodológicos e geográficos - trazia e traz inúmeros problemas, entre êles:

    a) o da redução da História da Música a fronteiras européias e o da insuficiente consideração de questões de cunho antropológico-cultural no seu âmbito, e

    b) o da insuficiente consideração de processos históricos na Etnomusicologia, inclusive aqueles relativos à história da música derivada dos contatos com os europeus através dos séculos, uma vez que o interesse dos etnomusicólogos se dirigiam em primeira linha a expressões culturais tradicionais e populares.

    Não havia lugar, assim, nessa situação dos estudos musicológicos, à consideração adequada da história da música "erudita" dos países de língua portuguesa de regiões extra-européias, de seus compositores, de suas obras, assim como de instituições da vida musical.

    Essa insuficiência, porém, talvez fosse menos relevante do que aquela representada pela inadequada consideração de processos históricos na Etnomusicologia ou mesmo pela instrumentalização da história para a justificação de hipóteses colocadas por etnomusicólogos.

    Foi por essa razão que se escolheu, para o ano de ereção oficial do Instituto o ano de 1985, declarado "Ano Europeu da Música" pelas instituições européias. Procurou-se, com essa institucionalização, suprir uma lacuna e chamar a atenção para a necessidade de uma reorientação teórica da musicologia, superando-se a mistura individa de princípios teórico-científicos e metodológicos com divisões irrefletidas entre a Europa e países não-europeus.

    Sendo Portugal país europeu, os complexos músico-culturais derivados de sua ação no mundo necessitariam ser considerados em toda a sua amplitude no âmbito do "Ano Europeu da Música".

  2. 2)Em sentido mais amplo, o nome da instituição, entendido como "instituto do mundo de língua portuguesa para estudos da cultura musical" indica que a fundação oficial européia de 1985 representou apenas uma oficialização, em país europeu, de instituição já há muito existente, remontante ao Centro de Estudos em Musicologia fundado em São Paulo, em 1968, no âmbito da Sociedade Nova Difusão, entidade dedicada à renovação dos estudos culturais.

    Essa entidade, à qual remonta a Organização Brasil-Europa e a sua Academia, preconizava a superação da divisão do objeto de estudos culturais segundo esferas (erudita, folclórica, popular) através de um direcionamento da atenção a processos.

    O Centro de Estudos em Musicologia não constituiu apenas um centro de pesquisas exclusivamente relacionadas com o Brasil, mas sim um centro dirigido à Musicologia no seu todo, compreendida, porém, sob uma orientação teórico-cultural: uma Musicologia de orientação antropológica e uma Antropologia de orientação musicológica.

    Diferenciava-se de forma consciente, de determinadas correntes norte-americanas da Antropologia da Música, consideradas então como avançadas por dirigir a atenção ao estudo da "música na cultura", mas que foram percebidas como superficiais e pouco refletidas teoricamente.

    Essa fundação de 1968 defendeu, de forma explícita e pioneira, a necessidade de uma Musicologia orientada teórico-culturalmente, o que com o decorrer dos anos passaria a ser representada também por pesquisadores que até mesmo a haviam criticado e combatido.

    Essa prioridade de um desenvolvimento nascido no Brasil, e portanto de iniciativa de pesquisadores de língua portuguesa, deveria tornar-se manifesta na existência de uma instituição que, próxima à um dos mais tradicionais centros de musicologia da Alemanha, o da Universidade de Colonia, demonstrasse a presença da língua portuguesa na condução dos estudos, em simpósios, congressos, cursos e publicações.


O significado do Havaí nas comemorações dos 25 anos de registro oficial do ISMPS e.V. deve ser entendido segundo essas duas acepções da denominação do instituto e de seus objetivos, diferenciando-se, assim, dos estudos da música do Havaí desenvolvido por outras instituições.



Desenvolvimento dos estudos relativos ao Havaí


Desde a década de 70 constata-se um crescente interesse pela música do Havaí. Esse interesse diz respeito sobretudo aos instrumentos do antigo Havaí na sua inserção no universo polinésio e à musica nas suas diversas expressões mais recentes que denotam configurações melódicas, rítmicas e outras, ou uso de instrumentos e formas de execução e interpretação consideradas como característicamente havaianas.




Entre as principais instituições locais que fomentam esse interesse e possibilitam a realização de estudos encontram-se o Bernice P. Bishop Museum, a Universidade do Havaí, o State Council on Havaían Heritage, a Havaían Music Foundation e as Escolas Kamehameha. Uma particular menção deve ser feita aos museus vinculados à história missionária, entre êles a Mission Home Museum em Honolulu, a Baldwin Home Museum em Mauí e o Lyman Museum, em Big Island. Também bibliotecas e arquivos públicos devem ser salientados, entre êles o de Honolulu e Hilo.




Nos Estados Unidos e na Europa, o estudo da música havaiana foi desenvolvido sobretudo em departamentos de Etnomusicologia, sobretudo daquele da Universidade de Colonia, dirigidas pelo Professor Dr. Robert Günther, que desde a década de 70 manteve estreitos contatos com especialistas do Havaí, ali também exercendo atividades de pesquisa e docência.


O Havaí mereceu, também, uma particular consideração nos trabalhos do departamento de Etnomusicologia do Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicologicos da organização pontifícia de Música Sacra, dirigido de 1977 a 2003 pelo editor desta revista. A atenção foi aqui dirigida ao estudo da música na história missionária do Havaí e das concepções culturais tradicionais como fundamento para o seu estudo adequado e para a compreensão dos pressupostos que levaram à cristianização, a adaptação e a transformação dessas concepções no contato com as diferentes correntes missionárias, cristãs ou não, assim como as formas recentes de movimentos espiritualistas de cunho esotérico que a elas se referem (Huna).


No âmbito dos trabalhos do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS e.V.), os estudos relativos à musica do Havaí foram e são marcados, de acordo com o escopo duplo do instituto, por dois objetivos principais:
1) a pesquisa da história e do presente da música nas comunidades de ascendência portuguesa no Havaí, e
2) a pesquisa de orientação teórico-cultural de condução musicológica e de musicologia antropológica do Havaí segundo a orientação dirigida a processos inter-e transculturais inaugurada pelo mencionado Centro de Pesquisas em Musicologia fundado em São Paulo, em 1968.




Trabalhos no Havaí pelos 25 anos da oficialização do ISMPS


Esses trabalhos de anos foram retomados e rediscutidos no próprio Havaí por motivo da passagem do quarto de século da oficialização do instituto. Para a atualização dos conhecimentos e contato com trabalhos em desenvolvimento foram visitados museus e outras instituições das ilhas de Oahu, Maui e Big Island. A presente edição oferece alguns relatos desses trabalhos, salientando-se aqueles concernentes ao Museu Baldwin, de Mauí, e ao Centro de Estudos Polinésios, em Oahu.


Principal objetivo dos trabalhos foi um encontro com representantes da comunidade de ascendência portuguesa em Honolulu. O encontro foi precedido por estudos da cultura memorial e comemorativa relativa à imigração portuguesa às ilhas e às questões teóricas que levanta.


Nesse contexto, deu-se particular atenção ao catolicismo dos portugueses no contexto predominantemente de formação protestante no Havaí. A atualidade da santificação do missionário católico belga Damian De Veuster SSCC (1840-1889) sob o ponto de vista de movimentos de combate à estigmatizações e segregações motivou reflexões a respeito do significado global da história católica do Havaí.

Esses dois aspectos - o da consciência histórica e o religioso nos seus elos com processos de transformação cultural e de identidade - marcaram a condução dos trabalhos. Considerou-se, assim, a questão da integração dos portugueses em situação marcada por outros vultos históricos e outra cultura comemorativa.




Inserções em processos de transformação cultural


O estudo do processo de transformação cultural colocado em vigência pelo contato com os europeus e pela missão protestante considerou, em particular, a época de Kamehameha II (1797-1824). Dirigiu-se a atenção, aqui, ao fato desse rei e sua comitiva terem estado no Brasil, em 1824, quando foram recebidos pelo imperador D. Pedro I°, o futuro D. Pedro IV de Portugal (1798-1834).


Essa visita, realizada no contexto de uma viagem à Inglaterra, foi possibilitada pelos meios obtidos pelo comércio de madeira de sândalo. A dilapidação das florestas havaianas nessa época surgiu como um paralelo àquela ocorrida séculos atrás no Brasil com a exploração do pau-brasil. A atenção foi aqui dirigida aos elos entre a história dos interesses comerciais europeus, os processos de transformação cultural e a destruição da natureza em várias partes do mundo nos últimos séculos. A atualidade dos esforços de recuperação de áreas degradadas de florestas tropicais como consequência de mecanismos postos em vigência com o contato foi considerada sobretudo no exemplo do The Hawaiian Tropical Garden.


O significado dos vínculos de uma sociedade em transformação cultural com a cultura britânica que ainda trazia marcas da época Regency motivou o desenvolvimento de outros trabalhos relacionados com modos de vida, de representação e de comportamento, no âmbito dos quais o "Dandyismo" surgiu como de singular importância.


Nos estudos dos processos culturais com os quais os imigrantes se confrontraram, revelou-se o papel determinante desempenhado por mulheres, tanto na destruição da antiga cultura e na cristianização do Havaí por evangélicos norte-americanos, como também nas relações da monarquia havaiana com a Europa, na luta pela autonomia de um Havaí assim configurado e na reconscientização de valores culturais tradicionais.


O contexto havaiano surge, aqui, como de particular significado para estudos que relacionam questões de gênero com processos de transformação cultural.


Um dos fatores que se revelaram como de particular interesse para análises sob o aspecto de sua relevância para o Brasil disse respeito à diferença entre tendências congregacionalistas e episcopalistas na história cultural havaiana. Essa distinção revela-se como de muito maior significado político-cultural do que aquele suposto numa primeira aproximação. Um processo de auto-condução de grupos favoreceu mecanismos auto-transformatórios de particular intensidade pelo contrôle social em comunidades locais, com consequências relativamente a um maior significado dado à "civilização" segundo normas e expressões culturais de determinadas esferas burguesas e provincianas norte-americanas, preparando assim a perda da autonomia do país e a sua futura anexação aos EUA.


Contexto à época da chegada dos portugueses


A época da chegada dos imigrantes portugueses ao Havaí foi alvo, naturalmente, de vários estudos. As tendências que procuraram coadunar o progresso à tradição, o desenvolvimento econômico, o cosmopolitismo e o cultivo de expressões e valores nativos à época de Kalakaua (1836-1891) foram analisadas sob diferentes aspectos e à luz de impressões obtidos nos palácios de Iolani e o de verão da rainha Emma.

Nesses estudos, revelou-se mais uma vez a necessidade de uma consideração adequada das condições e dos pressupostos locais para os estudos da difusão do cavaquinho, machete ou braguinha do Atlântico português no Havaí, um dos fenômenos mais singulares e relevantes dos estudos músico-culturais de dimensões globais relacionados com Portugal e o Brasil. A própria designação do
ukelele dirige a atenção a mecanismos de substituição de instrumentos nativos e a relações entre significados de cunho músico-antropológico em diferentes contextos, sobretudo aqueles relacionados com uma simbologia da alma e do amor, cuja maior expressão é a hula.



Encontro na Brotherhood of the Holy Ghost Punchbowul


O principal encontro realizou-se na Brotherhood of the Holy Ghost of the Holy Trinity Punchbowl. Tomou-se aqui conhecimento da situação do cultivo de expressões tradicionais de descendentes de imigrantes portugueses no Havaí, também nas suas relações com comunidades da Califórnia, comparando-as com aquelas do Brasil.


As atenções foram dirigidas sobretudo à linguagem simbólica das práticas festivas relacionadas com o Espírito Santo trazidas pelos imigrantes açorianosl. Procurou-se considerar o significado dessas práticas sob o ponto de vista da consciência histórica, da manutenção de elos identificatórios e de características diferenciadoras da comunidade.


Sob o ponto de vista das concepções teológicas, refletiu-se sobre o significado da pneumatologia no contexto natural e cultural encontrado pelos imigrantes do Atlântico na Polinésia.


Quanto ao contexto natural, deu-se especial atenção à concepção do Espírito Santo como aquele que tudo vivifica com as relações do homem com forças telúricas, vivenciáveis com particular intensidade na força dos vulcões do Havaí. Considerando-se aqui a similaridade com os Açores, também marcados pela natureza vulcânica. Indagou-se, sob a impressão da natureza da Big Island, onde muitos portugueses se estabeleceram, se aqui não reside uma razão mais profunda explicativa da relevância das expressões culturais do culto ao Espírito Santo em ambos os contextos, o atlântico e o pacífico.


Prática musical de banda: portuguesa, havaiana e seus elos com a Alemanha


Essa cultura de fundamentação espiritual teria a sua expressão também em práticas lúdicas sem fundamentação religiosa manifesta. No caso da Big Island, a história sócio-cultural dos imigrantes foi marcada sobretudo pela banda de música portuguesa de Hilo.


A tradição portuguesa da música para banda encontrou, porém, no Havaí, pressupostos altamente propícios. O cultivo da música para banda foi de particular significado para a auto-imagem e a representação do novo Estado criado a partir da transformação cultural causada pelo contato com os europeus.


O seu desenvolvimento foi relacionado com aquele da Europa central de língua alemã e o nome mais destacado da história da música do Havaí do século XIX é o de um mestre enviado pelo imperador da Alemanha: Heinrich (Henri) Berger (1844-1929).


A importância da prática da música de banda no Havaí e nas suas relações com a Alemanha e os Estados Unidos, vista em paralelos com aquelas da área atlântica, pode contribuir para o desenvolvimento das pesquisas específicas, cuja necessidade, sobretudo para o Brasil, tem sido salientada há décadas. 


O "Schellenbaum" presenteado pelo imperador alemão e emblema da banda havaiana chama a atenção não apenas à importância das relações entre a Alemanha e o Havaí na história cultural em contextos globais. Esse símbolo pode ser estudado à luz da secularização de expressões lúdicas do passado, abrindo caminho assim para interpretações relativas à função de determinados efeitos sonoros e rítmicos na música popular.



Relações Cultura/Natureza: natureza tropical no Havaí e no Brasil


O estudo de relações entre expressões culturais de diversos contextos, sobretudo daqueles de Portugal e do Brasil, não pode deixar de levar em consideração elos entre a cultura e a natureza. Esses elos se manifestam de modo particularmente expressivo na tradição e na atualidade da serenata no Havaí, cujo significado se justifica pela amenidade das noites havaianas. Em paralelo com a seresta do Brasil, a serenata havaiana dirige a atenção a aspectos da contemplação da natureza em correspondentes expressões européias de fruição estética e de divertimento. Revelam-se, neste contexto, os vínculos dessas expressões com concepções do Homem e do valor de sua liberdade.


Expressões culturais e Filosofia


Já aqui se manifesta a relevância dos estudos havaianos para a atual discussão relativa aos elos entre a Filosofia e os Estudos Culturais, e que tem até mesmo levado a que se propugne o desenvolvimento de uma Filosofia Intercultural.


A expressão cultural havaiana que mais pode contribuir a reflexões nesse sentido é singularmente a prática do surfing, que tanto caracteriza a imagem do Havaí e que marca a sua presença em vários países do mundo, em particular também no Brasil.


O significado do surfing na história e na atualidade do Havaí deriva do fato, cada vez mais reconhecido, que aqui se trata não apenas de uma disciplina esportiva, mas sim também de um modo de vida e de uma concepção do mundo marcada por musicalidade. Sobretudo em Waikiki, através da Comissão de Cultura e Artes de Honolulu, salienta-se a nobreza dessa prática, na qual se sobressaíram os grandes líderes do antigo Havaí.


O desencorajamento da sua prática no decorrer da transformação cristã protestante do Havaí e a sua revitalização e difusão como consequência de uma reconscientização dos valores culturais tradicionais teem sido apontadas como fenômenos histórico-culturais paradoxais que dirigem a atenção a mal-entendidos da ação européia e norte-americana.


Essa crítica dirige a atenção a problemas inerentes à própria cultura dos missionários e das correntes religiosas que representaram. Esses problemas mostram-se como derivados de uma supervalorização da vida ativa, de um viver em ingente trabalho para o alcance de bens materiais e de "civilização". Esse direcionamento roubou dos havaianos um modo de vida em harmonia com a natureza, de tendências contemplativas, e que deveria estar muito mais de acordo com a própria mensagem do Cristianismo do que os ideais de progresso material fomentados pelos estrangeiros.


Significado para estudos de relações entre Cultura e Religião


Esses problemas dizem respeito a questões fundamentais, de alto significado para estudos que relacionam cultura e religião. O não reconhecimento do sentido do surfing significou uma falta de sensibilidade e de capacidade perceptiva da imagem do "cavalgar as ondas", ou, também em sentido figurado, daquele que "caminha sobre as águas" como imagem ideal do Homem na "realeza" de seu ser.


Esses problemas de falta de percepção e sensibilidade na interpretação da linguagem das imagens apenas pode ser explicada por um reducionismo de leitura, por uma delimitação ao sentido literal das Escrituras, pelo não percepção e entendimento de sentidos subjacentes, intrínsecos ou não expressos de forma superficial nas palavras escritas.


A recuperação de uma capacidade de leitura de sinais e imagens poderá ser um dos resultados de uma sensibilização possibilitada por uma vida de cunho mais contemplativo e do próprio desenvolvimento dos estudos culturais. Ela levará necessáriamente a uma reflexão relativa a princípios e fundamentos de leituras, também sob a perspectiva teológica.


Significado para os estudos culturais globais e, em particular, euro-brasileiros


O Havaí apresenta a singularidade de, embora não pertencente ao continente americano, integrar, como Estado, os Estados Unidos da América. Exemplifica um processo econômico e cultural - sobretudo missionário - que levou à anexação.


É, além do mais, o único Estado norte-americano de passado monárquico, quando país autônomo reconhecido internacionalmente. Esse passado monárquico experimenta, hoje, uma revalorização, marcando de forma manifesta a consciência cultural, a imagem e a representação do Havaí.


Essa situação surge como singular, considerando-se o papel desempenhado pelos Estados Unidos na supressão da formas de govêrno monárquico e no fomento de movimentos republicanos nas Américas. Nomes, fatos e expressões da época da monarquia, presentes em monumentos, designações de ruas, festivais e instituições são paradoxalmente muito mais presentes e valorizados nesse Estado norte-americano do que no Brasil (!). O monumento à última rainha, deposta por golpe de Estado, Liliukalani (1838-1917), eleva-se à frente do principal edifício governamental de Honolulu. Haveria um monumento a Pedro II (1825-1891) em situação correspondente em Brasilia?


O Havaí abriga não apenas cemitérios e memoriais de americanos caídos em guerras, sobretudo aquelas no Pacífico, mas também, em local nobre de Honolulu, um memorial que abriga os restos mortais de havaianos nativos da época anterior ao contato. O memorial que traz a denominação de "The Place of Loving Remembrance" (Kahu Hali'a Aloha), lembra o passado nativo de Waikiki:


"Waikiki today a busy and vibrant international travel destination, has a centuries-old Hawaiian heritage. Inhabited by Native Hawaiians for some 2.000 years. Waikiki was the preferred playground and royal residence of generations of ancestors who once walked these very sands.

As the very bones of deceased Hawaiians come to light today, the byproduct of ongoing excavation and construction in modern Waikiki, the lineal descendants search for ways to dignify and honor the final remains of those who preceded them.

As the National Cemetery of the Pacific in Punchbowl Crater and the Arizona Memorial in Pearl Harbor honor America's fallen heroes, so this memorial provides an honorable final resting place for hundreds of Hawaiian ancestors who once lived in Waikiki.

Please join us in respectfulla observint the sanctity and quiet dignity of this memorial."

Lineal Descendants

December 2001


Haveria um memorial similar aos indígenas no Brasil?




O Havaí comprova, por fim, a necessidade de estudos conjuntos de processos transatlânticos, interamericanos e pacíficos, tais como são propugnados e desenvolvidos no âmbito de programas de pesquisas da Academia Brasil-Europa e de seus institutos. A atualização dos estudos transatlânticos e interamericanos não pode ser realizada sem a consideração adequada do grande oceano.

O Havaí abre portas, também, devido à importância local da imigração chinesa e japonesa, à consideração de questões relacionadas com o Extremo Oriente no contexto transatlântico-pacífico, e que não podem apenas ser respondidas através de estudos da presença portuguesa em Macau.


Antonio Alexandre Bispo


Todos os direitos relativos a texto e imagens reservados. Reproduções apenas com a autorização explícita do editor.
Indicação bibliográfica para citações e referências:

Bispo, A.A.. "Havaí nos estudos músico-culturais relacionados com Portugal e com o Brasil" Revista Brasil-Europa 126/1 (2010:4). www.revista.brasil-europa.eu/126/Havai-Portugal-Brasil.html


  1. Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui aparato científico. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição e o índice geral da revista (acesso acima). Pede-se ao leitor, sobretudo, que se oriente segundo os objetivos e a estrutura da Organização Brasil-Europa, visitando a página principal, de onde obterá uma visão geral e de onde poderá alcançar os demais ítens relativos à Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência (culturologia e sociologia da ciência), a seus institutos integrados de pesquisa e aos Centros de Estudos Culturais Brasil-Europa: http://www.brasil-europa.eu


  2. Brasil-Europa é organização exclusivamente de natureza científica, dedicada a estudos teóricos de processos interculturais e a estudos culturais nas relações internacionais. Não tem, expressamente, finalidades jornalísticas ou literárias e não considera nos seus textos dados divulgados por agências de notícias e emissoras. É, na sua orientação culturológica, a primeira do gênero, pioneira no seu escopo, independente, não-governamental, sem elos políticos ou religiosos, não vinculada a nenhuma fundação de partido político europeu ou brasileiro e originada de iniciativa brasileira. Foi registrada em 1968, sendo continuamente atualizada. A A.B.E. insere-se em antiga tradição que remonta ao século XIX.


  3. Não deve ser confundida com outras instituições, publicações, iniciativas de fundações, academias de letras ou outras páginas da Internet que passaram a empregar designações similares.




 

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 126/1 (2010:4)
Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e Conselho Científico
da
Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos inter- e transculturais e estudos culturais nas relações internacionais (reg. 1968)
- Academia Brasil-Europa -
de Ciência da Cultura e da Ciência

e institutos integrados

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2010 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 2608




Tema em debate


Havaí nos estudos músico-culturais relacionados com Portugal e com o Brasil

Pelos 25 anos da oficialização alemã do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa
(
Institut für Studien der Musikkultur des Portugiesischen Sprachraumes - ISMPS e.V.)

 











  1. Honolulu (Biblioteca:cabeçalho e coluna 1; Arquivo: coluna 2; Museu Bernice Bishop: coluna 3-4-5 e duas imagens no texto; Academia de artes e Centro da Academia: texto; Monumento de Punchbowl: texto; State Capitol: texto; Monumento aos nativos: texto )

    Hilo (Lyman Museum: coluna; Centro Cultural: coluna; Biblioteca: texto)
    Fotos A.A.Bispo e H. Hülskath
    ©



 

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