Dortmund: Capital da Cultura Ruhr. Revista BRASIL-EUROPA 125. ACADEMIA BRASIL-EUROPA. Bispo, A.A. (Ed.) e Conselho Especializado. Organização de estudos culturais em relações internacionais

 
 


O tema condutor desta edição da Revista Brasil-Europa dirige a atenção necessariamente às grandes viagens marítimas do passado e que levaram a contatos, a elos entre esferas do globo separadas por grandes oceanos, entre elas o continente americano, a Oceânia e a Europa. Nesse contexto, um dos pontos altos do programa da Capital Européia da Cultura Ruhr 2010 adquire particular significado, uma vez que tematiza o tema das viagens vinculando-o à própria experiência cultural européia de hoje. Odisséia foi, assim, motivo condutor de um grande projeto de cooperação entre os grupos de teatro da região do Ruhr. Foram convidados autores com raízes em seis países europeus para que se inspirassem na obra de Homero. Em determinados fins de semana, o público foi convidado a participar de "viagens teatrais" que o leva por toda a região do Ruhr e que unem as encenações numa ampla narrativa, a "Odisséia Europa".


O significado dessa interpretação do motivo Odisséía apenas pode ser compreendido sob o pano de fundo das características da Capital Européia da Cultura Ruhr 2010 (Veja a primeira parte do artigo nesta edição). Realizada singularmente em território que compreende 53 cidades e que configuram ou devem configurar uma metrópole, o teor da programação é determinado pela transformação da identidade e da imagem de uma região, até agora marcada pelo labor mineiro e industrial: da vida de trabalho à vida cultural.

Entre os principais focos de irradiação e de entrada na região, sob o aspecto da Capital Européia da Cultura, escolheu-se a cidade de Dortmund. Dortmund torna-se ponto angular cultural-turístico da parte leste da metrópole Ruhr. Essa cidade, marcada pelas suas usinas e fábricas, em grande parte destruída à época da Segunda Guerra, com relativamente poucos monumentos sobreviventes à hecatombe, sujeita à crise causada pela decadência e mesmo o fim de vários ramos da exploração carbonífera e da produção industrial, procura criar uma nova feição: a de fábrica de idéias.

Como emblema dessa transformação da região de metrópole industrial a metrópole cultural escolheu-se o edifício-símbolo de Dortmund, o "Dortmunder U". Trata-se de um prédio de 70 metros de altura da antiga Cervejaria Union, onde se manteve, sobre o seu telhado, o U dourado que pode ser visto à longa distância. Esse edifício deverá receber a função de centro de arte do século XX e XXI, assim como de pesquisa e educação, de arte da mídia e digital. Com esse centro, Dortmund pretende tornar-se centro do interesse internacional. Embora ainda em trabalhos de reforma não concluidos, o que prejudica o seu uso intendido, expõe-se ali, para o recebimento dos visitantes, uma instalação fílmica denominada de "imagens voando", de autoria de Adolf Winkelmann, professor de Filme-Design no curso de Filme e Televisão da Escola Superior Técnica de Dortmund. A instalação compreende 11 telas interligadas tecnicamente, nas quais se sucedem imagens da área do Ruhr, sobretudo também de quadros do dia-a-dia, do pequeno comércio, do tráfego, da população estrangeira, de cruzamentos, de canais, de fábricas. Para a realização dessa instalação, o artista teve que trabalhar com aparelhos da astronomia utilizados para o fotografar de estrelas. Subindo aos outros andares do edifício, o visitante vê, na parede vertical, imagens fugidias de tipos humanos da região, representados por artistas em imagens apresentadas em janelas projetadas. Esses tipos humanos contam da sua estória ou entoam melodias que vão do tradicional canto dos mineiros (Glück auf) à música trivial. No auto da torre, projetam-se cenas de um filme, transformando o todo em enorme aquário, em casa de pombas ou levando a outras associações. A mensagem dessa instalação, segundo o seu autor, é a de alimentar de imediato com a cultura do Ruhr os visitantes que chegam para obter ingressos e primeiras informações. O artista quis alcançar pessoas que normalmente não frequentam museus. O projeto entende-se também como sendo de pesquisa, uma vez que deverá ser completado com instalações sonoras na sua encenação externa, criando a primeira "Fachada-mídia" do mundo.

Pesquisa: Universidade Técnica e Escola Superior Técnica


O elo com a pesquisa técnico-científica é criado, no Dortmunder U, sobretudo por exposições de trabalhos e projetos das grandes instituições de ensino superior e de pesquisa da cidade, a Technische Universität Dortmund e a Fachhochschule Dortmund. Com essa exposição, procura-se contribuir a que a pesquisa, que normalmente se efetua por detrás de portas fechadas, com exclusão da publicidade, torne-se presente no espaço urbano. Um dos objetivos do andar dedicado às escolas superiores é o de tornar manifesta a pluralidade de culturas do saber.  Dentre os vários projetos apresentados, cumpre salientar aqueles dedicados à arquitetura e o urbanismo.


Uma especial menção merece a exposição dedicada à Educação da Faculdade de Ciência da Educação e Sociologia da Universidade, através do seu instituto de Didática Geral e Pedagogia Escolar. Sob o lema "De caminhos à escola", apresenta-se a transformação de concepções de ensino, sua prática e formação de profesores no decorrer da história mais recente da Alemanha. Entre as etapas, consideram-se: 1) sob o lema "Conhecimento para todos", o estabelecimento da escola fundamental na luta política dos partidos após a Primeira Guerra Mundial, tendo como tendências o intuito modernizador, a atividade própria, o ensino em conjunto, o estudo do folclore, a academia pedagógica; 2) sob "Limitação do Conhecimento", a escola a serviço da ideologia nacional-socialista, tendo como palavras-chave: centralização, formação tendencial, educação comunitária, de-cientifização, educandários para professores, e 3) sob "Restauração e progresso no processo de democratização", a orientação científica da escola, tendo como palavras-chave: orientação científica, abertura do ensino, ensino técnico, individualização e escola superior. Finalmente, considerando as atuais tendências à luz da globalização pós-moderna, trata-se da Heterogeneidade do Conhecimento. Concepções características seriam, hoje, pluralização, auto-organização, standards de formação, competência de ensino e universidade.

Projeto "LuzArteEspaço" São Reinoldi

Um dos poucos grandes monumentos histórico-arquitetônicos que sobreviveram em Dortmund é a igreja evangélica St. Reinoldi. No contexto da Capital Européia da Cultura Ruhr, essa igreja foi alvo de um projeto de transformação da vivência do espaço através da luz. Os artistas Angela Bulloch, Andreas Oldörp e Jun Yang procuram na sua obra metamorfosear três aspectos importantes da arquitetura medieval: o do espaço sagrado, a torre e aquele ocupado hoje pelo Forum Reinold. Dependendo da festa ou celebração, a igreja deve oferecer-se sob nova luz. Dessa forma, os artistas procuram sugerir que a luz se transforma em portadora de significados.


Festival de Música

Dortmund é conhecida musicalmente sobretudo pela sua grande tradição de canto coral. A cidade possui uma grande quantidade de coros, superando em número outras cidades da Alemanha. No âmbito dos empreendimentos da Capital Européia da Cultura Ruhr 2010, a música desempenha  compreensivelmente papel dos mais relevantes. No Festival Klangvokal, a intenção programática foi a de apresentar a diversidade do canto do globo. Os programas procuraram considerar as mais diversificadas áreas da produção musical - ópera, jazz, pop, World music - e os diversos contextos culturais em mais de 40 concertos. Outro projeto de particular relevância é o Projeto Henze, entendido como uma homenagem ao compositor Hans Werner Henze. Na sua obra Element X, apresenta-se o ocupar-se do compositor com a temática do Ruhr em projeto de dança-teatro.


Sob o ponto de vista da colaboração entre a pesquisa científica e a música, salienta-se o projeto da Universidade Técnica que se dedica a questões de estatística.




Todos os direitos relativos a texto e imagens reservados. Reproduções apenas com a autorização explícita do editor.
Indicação bibliográfica para citações e referências:

Bispo, A.A. (Ed.)."Dimensões de viagens: Odisséia Europa. Impulsos da Capital Européia da Cultura Ruhr 2: Dortmund."Revista Brasil-Europa 125/18 (2010:3). www.revista.brasil-europa.eu/125/Dortmund_da_Cultura.html


  1. Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui aparato científico. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição e o índice geral da revista (acesso acima). Pede-se ao leitor, sobretudo, que se oriente segundo os objetivos e a estrutura da Organização Brasil-Europa, visitando a página principal, de onde obterá uma visão geral e de onde poderá alcançar os demais ítens relativos à Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência (culturologia e sociologia da ciência), a seus institutos integrados de pesquisa e aos Centros de Estudos Culturais Brasil-Europa:
    http://www.brasil-europa.eu


  2. Brasil-Europa é organização exclusivamente de natureza científica, dedicada a estudos teóricos de processos interculturais e a estudos culturais nas relações internacionais. Não tem, expressamente, finalidades jornalísticas ou literárias e não considera nos seus textos dados divulgados por agências de notícias e emissoras. É, na sua orientação culturológica, a primeira do gênero, pioneira no seu escopo, independente, não-governamental, sem elos políticos ou religiosos, não vinculada a nenhuma fundação de partido político europeu ou brasileiro e originada de iniciativa brasileira. Foi registrada em 1968, sendo continuamente atualizada. A A.B.E. insere-se em antiga tradição que remonta ao século XIX.


  3. Não deve ser confundida com outras instituições, publicações, iniciativas de fundações, academias de letras ou outras páginas da Internet que passaram a empregar designações similares.





 

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 125/18 (2010:3)
Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e Conselho Científico
órgão da
Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos inter- e transculturais e estudos culturais nas relações internacionais (reg.1968)
- Academia Brasil-Europa -
de Ciência da Cultura e da Ciência

e institutos integrados

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2010 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 2605


©


Eventos em destaque


Dimensões de viagens: Odisséia Europa

Impulsos da Capital Européia da Cultura Ruhr 2: Dortmund




Ciclo
sob a direção de A.A.Bispo

 










Fotos H. Hülskath 2010© . Arquivo A.B.E.

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Índice da edição     Índice geral     Portal Brasil-Europa     Academia     Contato     Convite     Impressum     Editor     Estatística     Atualidades

_________________________________________________________________________________________________________________________________