Doc. N° 2012
Direção: Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath e Curadoria Científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
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França/Países Baixos no Caribe: Fronteiras e interações européias na América Patrimônio intercultural e museologia
Contactos da A.B.E. no Museu de St. Maarten
O projeto Transatlântico da A.B.E. tem como objetivo o estudo das interações entre processos interamericanos e transatlânticos a partir da perspectiva eurobrasileira. Um aspecto relevante desses estudos é o da extensão ou mesmo transplantação de situações culturais intereuropéias para a América, ou seja, de fronteiras, limites, contextos definidos histórico e politicamente, de esferas determinadas por diferentes idiomas, confissões e de configurações identificatórias. Com as novas contingências criadas pela aproximação e união de países europeus, também se modificam essas transferências em regiões coloniais ou de passado colonial. Em geral, tem-se estudado as diferentes esferas de influência colonial em nível regional ou nacional. Em regiões fronteiriças e em determinadas ilhas, o confronto cultural e a interação de diferentes processos histórico-culturais fazem-se particularmente perceptíveis. Esse é o caso de St. Maarten/St.Martin, pertencente em parte às Antilhas holandesas e, em parte, à França.
O que não acontece geográficamente na Europa, ocorre aqui no reduzido espaço insular: a França limita-se com a Holanda. Essa situação manifesta-se na arquitetura, nas tradições culturais, na música e na vida quotidiana. Poucos porém são os estudos que tratam desse complexo cultural singular, cuja análise poderia trazer elucidações para estudos de processos similares em escala maior, por exemplo na interação de influências francesas e holandesas no período colonial do Brasil. Estudos desse teor exigem coopeeração supranacional e interdisciplinar de estudiosos, pois pressupõem o conhecimento da literatura de estudos culturais específicos das diferentes esferas.
Uma das iniciativas mais significativas no estudo do complexo cultural de St. Maarten é o St. Maarten National Heritage FD e The Sint Maarten Museum, um trabalho desenvolvido sobretudo por Elsje Bosch.
Instalado em edifício pequeno no centro de Philipsburg, o museu possue uma coleção variada de objetos e documentos, desenvolvendo sobretudo uma ação pedagógica de informação e de orientação de escolares da ilha. Os materiais ali conservados permitem também considerações comparativas com o que se conhece de outras ilhas do Caribe e de nações latino-americanas e européias. Somente esse enfoque interamericano e transatlântico pode elucidar certas questões de interpretação de expressões culturais e de sua contextualização. Esse é o caso, por exemplo, da dança "Ponum" documentada no museu de St. Maarten, uma dança realizada sob um flamboyant (July tree) por africanos motivados pela abolição da escravatura, em 1818, e que foi discutida com base no que se conhece das tradições culturais brasileiras e européias.
A.A.Bispo
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).