Doc. N° 2013
Direção: Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath e Curadoria Científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
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Permanências transatlânticas: consciência européia e americanidade Reflexões em Ponce, Puerto Rico
Os estudos culturais transatlânticos, tais como propostos pelo projeto Transatlântico da Academia Brasil-Europa, devem ser efetuados em estreito relacionamento com os estudos interamericanos. Aspecto fundamental desses estudos, embora não único, expresso pelo próprio termo, é o da transmissão de manifestações e de mecanismos culturais europeus através do Atlântico às regiões colonizadas. No Novo Mundo, dependendo de circunstâncias das mais variadas, a serem estudadas de caso para caso, algumas cidades e regiões mantiveram com maior intensidade a consciência do vínculo europeu, algumas delas tendo até mesmo orgulho de sua identidade européia ou de seu papel de representantes de extensões européias, apesar de todas as tendências de emancipação das respectivas nações. Para o estudo dessa situação singular de manutenção de identidade de cunho europeu em contexto latino-americano em processo de crescente norte-americanização escolheu-se a cidade de Ponce, a "Pérola do Sul" de Puerto Rico.
A própria denominação dessa "Ciudad Señorial" leva ao passado colonial, uma vez que provém do nome de Juan Ponce de León, o primeiro governador da ilha, tendo sido o seu bisneto o fundador da localidade. Como em vários outros casos de cidades com forte marca européia, Ponce foi, na sua história, influenciada por diversas correntes de imigrantes europeus. Para além do fundo ibérico de sua formação, contribuíram para a sua história cultural grupos de imigrantes provenientes da Alemanha, França, Itália, Inglaterra, além de imigrados mais recentes da esfera espanhola. Essa influência dos diversos círculos europeus se manifestou no surgimento de sociedades culturais, de teatro, dança e música, de coros e bandas de música. Do ponto de vista histórico-musical, Ponce tornou-se um centro da prática musical doméstica, da música para piano e de salão, e essa tradição mantém-se hoje pelo papel relevante desempenhado pela escola de música local, pelo museu da música e por academias de ballet. O compositor Juan Morel Campos, imortalizado em monumento no jardim principal da cidade e na denominação da escola municipal de música reflete esse significado da música para a identidade local. O Museu de Arte de Ponce assume uma posição relevante no país pela sua coleção de obras européias.
Especial atenção, sob essa perspectiva marcadamente classicista - que aliás determina a própria imagem arquitetônica da cidade - são dadas às expressões tradicionais do folclore, sobretudo aos rítmos de bomba e da plena. Esse aparente paradoxo levou a reflexões relativas à interação de visões românticas e de anseios clássicos em situações coloniais, invertendo muitas vezes ou relativando conexões de correntes estéticas tais como são vistas na Europa, tornando-se o Clássico e a questão da normatividade expressão de uma narratividade romântica.
A.A.Bispo
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).