Doc. N° 2015
Direção: Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath e Curadoria Científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
94 - 2005:2
Documentação e museologia da música nas relações interculturais Cooperação interamericana e eurobrasileira
Encontro da A.B.E. em Curaçao
No dia 9 de março de 2005 teve lugar, em Curaçao, um encontro entre representantes da A.B.E. e de instituições locais voltadas à cultura. O objetivo principal da visita foi dar início a um trabalho de cooperação internacional no âmbito do projeto Transatlântico da A.B.E.. Esse projeto prevê o estudo das interações entre processos transatlânticos e interamericanos e o fomento de ações que contribuam à superação de fronteiras culturais e de focalização com base em elos históricos coloniais.
Centro das atenções foi o Museu da Música de Curaçao, obra de extraordinário idealismo do músico José Rosales. Em trabalho perseverante de décadas, José Rosales, de família venezuelana, colecionou discos, gravações, instrumentos, partituras, aparelhos e objetos diversos concernentes à vida musical, sobretudo de Curaçao, reunindo um fundo diversificado e rico de materiais de grande valor histórico-cultural. Esse acervo, José Rosales conserva e expõe em salas de antigo edifício anexo ao hotel de sua propriedade, atualmente não acessíveis ao público e em estado precário de conservação. No seu idealismo, José Rosales pretende desfazer-se de seu hotel para conseguir as verbas necessárias para a reforma do museu e sua instalação adequada.
O projeto, provindo de uma músico popular de origem venezuelana, é, em si, de interesse para análises culturais. Curaçao, com a sua cultura marcada fundamentalmente pelas relações com a Holanda, apresenta relevante história músico-cultural relacionada com representantes de determinadas famílias e com a sinfônica local. Importantes subsídios para a história artística da música local podem ser encontradas em publicações. Já foram consideradas em estudos histórico-musicais interamericanos pelo musicólogo norte-americano Robert Stevenson. (Veja comentários sobre publicações de Rudolf Frederik Willem Boskaljon ["Het muziekleven", in Oranje en de zes caraibische parelen Officieel Gedenkboek, Amsterdam, 1948, 356-366, e Honderd jaar muziekleven op Curaçao, Assen, VanGorcum, 1958] em Inter-American Music Review IV/Fall, 1981/Number 1: Caribbean Music History: A Selective Annotated Bibliography with Musical Supplement, 7-12) José Rosales pertence, porém, a uma esfera cultural distinta. Cumpre lembrar que Curaçao mantém contactos com zonas litorâneas da Venezuela através de comerciantes e marinheiros que, em viagens perigosas, em embarcações nem sempre adequadas, suprem o mercado local com produtos tropicais.
Nas suas atividades musicais, José Rosales manifesta as mais diversificadas influências culturais, deixando transparecer, porém, uma predominância latina. Já possuindo várias gravações, não considera terminada a sua carreira. Pretende, assim, apesar de sua idade já avançada, dominar cem boleros, já tendo mais de 90 no seu repertório (!).
Dentre os materiais colecionados, cumpre salientar os discos e gravações, que testemunham um levantamento único da produção discográfica de Curaçao. Sobretudo com relação à contextualização histórico-musical do acervo de partituras é que a cooperação com o Brasil pode ser particularmente eficaz. Sendo as obras provenientes sobretudo do antigo seminário local, permitem comparações com o repertório conhecido do Brasil, denotando similaridades estilísticas de acordo com a época e as orientações litúrgico-musicais.
Os projetos de cooperação foram por fim discutidos com Cedric Dandaré na Kasa di Kultura Kòrsou, dirigida pelo Dr. Rene Rosalia. Os elos aqui são sobretudo com os Países Baixos, onde C. Dandaré viveu durante muitos anos como músico de jazz. De retorno ao Caribe, desenvolve projetos de fomento de jazz com feição local. No interlóquio, expôs a situação e as perspectivas de músicos de jazz de Curaçao na Holanda e os problemas que encontram ao retornar.
A.A.Bispo
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).