Doc. N° 2021 Direção: Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath e Curadoria Científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
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Atividades culturais e de preservação do patrimônio intercultural em Aruba Encontro no Instituto di Cultura Aruba de Oranjestad
Realizou-se, no dia 8 de março de 2005, um encontro da A.B.E. com representantes da cultura de Aruba. Presentes estiveram, entre outros, Aruba, Att. Albi Navas y Vale Croes e Franciscus Edwin Kock. O objetivo da sessão foi o de discutir as possibilidades de cooperações no âmbito do projeto Transatlântico da A.B.E. Nesse projeto, onde as atenções são dirigidas à interação de processos culturais interamericanos e transatlânticos, Aruba poderá vir a desempenhar um papel relevante. Alguns dos presentes haviam estudado nos Países Baixos e mantinham laços familiares e profissionais com holandeses. Mostraram-se interessados em conhecer novos aportes teórico-culturais para a discussão e a aplicação prática no trabalho político-cultural de Aruba. O relacionamento entre os estudos teóricos e a educação, - em especial educação musical - , esteve no centro das atenções. Idealizou-se a realização de cursos internacionais e festivais através da A.B.E..
Após o encontro, procedeu-se a uma visita ao museu histórico de Aruba. Nessa instituição, modelarmente instalada, conservam-se objetos representativos de várias expressões culturais e da vida quotidiana das várias épocas, salientando-se a valiosa coleção de instrumentos musicais e mecânicos. Os realejos e outros instrumentos de origem holandesa, difundidos nas Antilhas, exerceram importante papel na música local. Estão sendo hoje restaurados e revitalizados. Na apresentação que se seguiu, pode-se tomar contato com as Steel Bands da ilha, realizar entrevistas e constatar o trabalho de recuperação de práticas instrumentais e coreográficas da tradição local. Um singular recital de realejo por uma proprietária desse instrumento demonstrou mais uma vez o papel dos instrumentos mecânicos na cultura regional, um fato que surge como curioso aos olhos de europeus e brasileiros. Mais do que mera curiosidade, porém, essa difusão e valorização de instrumentos mecânimos levanta questões de particular interesse para os estudos culturais. Uma delas diz respeito à influência da música desses instrumentos na cultura musical da região, mesmo naquela executada por outros instrumentos.
A.A.B.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).