Doc. N° 2003
Direção: Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
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Estudos transatlânticos e interamericanos da perspectiva ibérica Abertura dos trabalhos de 2005 da A.B.E. Reflexões em Santander
A abertura do ano 2005 da A.B.E. foi marcada por trabalhos realizados na cidade de Santander, no Norte da Espanha. A escolha dessa cidade foi influenciada pelo seu significado histórico-cultural no âmbito das relações intereuropéias e euro-americanas como porto de importância e pelos seus vínculos com países sul-americanos. Sobretudo, porém, foi determinada pelo papel desempenhado pela cidade na história do pensamento e da pesquisa da cultura tradicional como local de nascimento de Menéndez Pelayo. A cidade de Santander, capital da região autônoma da Cantábria, adquiriu projeção internacional nas ciências da cultura pelas suas instituições, tais como a Biblioteca Menéndez Pelayo, a Universidade Internacional de mesmo nome, a Universidade de Cantábria, o Museu de Arqueologia e Pré-História e o Palacio de Festivales, centro do prestigiado Festival Internacional de Santander. Pareceu ser necessário, no início de um ano a ser dedicado sobretudo a estudos relacionados com o projeto Transatlântico da A.B.E. e voltado à análise das interações entre processos transatlânticos e interamericanos, considerar em primeiro lugar os aportes ibéricos na história cultural e nos estudos das tradições populares. O centro de atenções foi constituído pela personalidade e pela obra de Marcelino Menendez Pelayo (1856-1912), concentrando-se as reflexões na contextualização e na atualidade de sua obra de polígrafo, em especial de "La ciencia española", de "Los Heterodoxos españoles" e da "História de la poesia hispanoamericana". Considerou-se, primordialmente, a recepção do pensamento e das obras de Menéndez Pelayo e da plêiade de estudiosos da cultura popular, tradicional e/ou folclórica da Espanha por autores latino-americanos, em especial brasileiros, entre outros Théo Brandão. Os conceitos e métodos que marcaram esses estudos foram discutidos à luz dos aportes mais recentes dos estudos culturais.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).