Vêneto-Brasil, Áustria e Alemanha
ed. A.A.Bispo

Revista

BRASIL-EUROPA 163

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Verona. Foto A.A.Bispo 2016. Copyright

Monumento aos caídos, Verona. Foto A.A.Bispo 2016©Arquivo A.B.E.
 


N° 163 (2016:5)



Índice

 

Tema em debate

Vêneto-Brasil, Áustria e Alemanha: 1866-1936-2016. O nacional e o nacionalismo italiano nas suas tensões e interações com a Europa de língua alemã antes e depois da Primeira Guerra em referências com o Brasil - arte, guerra e esporte. Reflexões no ano dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro: Verona, Piazzale delle Genti em Rovereto e lago de Garda, centro da Repubblica Sociale Italiana di Salò

Aspectos multilaterais

150 anos: Se sa minga de Antonio Scalvini (1835-1881) e A. Carlos Gomes (1836-1896). Rivista do ano de guerra nacional italiana contra a Áustria pelo Vêneto nos seus elos com a Alemanha

L'anno della Carta de A. Carlos Gomes. 150 anos da introdução do corso forzoso na crise econômica do reino italiano da era liberal - o financiamento de guerras nacionais encenado com notas cantantes

Custozza - Marcha e Coro Fúnebre de A. Carlos Gomes. Memorial músico-popular dos caídos na guerra de independência nacional italiana contra a Áustria-Hungria no Vêneto de 1866

Il Fucile ad ago de A. Carlos Gomes. O fusil prussiano na vitória sobre a Áustria em Königgrätz (1866) decisiva para a história nacional alemã e recuperação italiana de Veneza tratado musicalmente pelo compositor brasileiro

O canto popular veneziano e o Risorgimento. A Canzonetta veneziana Lisa me vostu ben?  de A. Carlos Gomes dedicada a Antonio Pavan (1823-1898) como decanto do amor de Piero Foscari (1865-1923) e Elisabetta Widmann Rezzonico (1878-1953) - vultos do nacionalismo irredentista


Gabriele d'Annunzio (1863-1938) e o Quartetto veneziano Vittoriale de Edoardo Guarnieri (1898-1968). O III Festival de música de câmara em Veneza 1925 da Corporazione delle nuove Musiche e da Sociedade Internacional de Música Contemporânea nos seus elos com o Brasil I


Alfredo Casella (1883-1947) e Eva Gauthier (1885-1958) como intérpretes de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O III Festival de música de câmara em Veneza 1925 da Corporazione delle nuove Musiche e da Sociedade Internacional de Música Contemporânea nos seus elos com o Brasil II


Estudos euro-brasileiros em Rovereto e no lago de Garda


O Reino Lombardo-Vêneto sob a soberania da Áustria nas suas relações com o Brasil

Karl Freiherr Schneider von Arno (1777-1847) e os Botocudos enviados em 1823 por D. Pedro I (1798-1834) ao Inperador Francisco I (1768-1835). Museu Franzenfeste/Fortezza


O café entre a Áustria-Hungria e o Reino da Itália nas guerras nacionais européias e na ciência alemã Julius Liebig (1803-1873). Museo e Accademia del Caffé da Torrefazione Bontadi di Rovereto


Capoeira ao som do sino da paz de Rovereto: memória de guerra, luta como esporte e confraternização lúdica de nações Fondazioni Campana dei Caduti, Colle di Miravalla, Rovereto


Estudos euro-brasileiros motivados pelos jogos olímpicos no Rio de Janeiro


Da Olympia 1932 em Los Angeles à de Berlim de 1936. O corredor Cardoso como exemplo do rude e tenaz de "povos naturais" para esportistas alemães


"Vila dos Atletas" e a concepção de "aldeia olímpica" nas suas dimensões político-culturais. Lembrando a aldeia de Döberitz da Olímpia de 1936 na Alemanha nacionalsocialista


O sino como símbolo da Olimpíada em Berlim 1936 a serviço do nacionalsocialismo. Da memória de caídos ao chamamento de jovens ao auto-sacrifício no culto do Estado e do "Führer"


Esporte e arquitetura na Weltanschauung nacionalsocialista e no Estado Novo. O Reichssportfeld  como maior área esportiva do mundo em 1936 e o Estádio do Pacaembú como o maior da América Latina em 1940

Arte e esporte. Do liberalismo nacional do século XIX a partir da Regata de A. Carlos Gomes (1836-1896) às concepções nacional-socialistas da Olimpia de 1936 em Berlim