Trentino-Alto Adige e Brasil
ed. A.A.Bispo

Revista

BRASIL-EUROPA 162

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Trento. Foto A.A.Bispo 2016


Trento. Foto A.A.Bispo 2016©Arquivo A.B.E.

 


N° 162 (2016:4)



Índice

 

Tema em debate

Trentino-Alto Adige e Brasil. Sob o impacto do ressurgimento de movimentos identitários nacionais na Europa - lembrando o irredentismo e nacionalismo italiano nas suas relações com o Brasil:  centenário de A. Carlos Gomes (1836-1896) no fascismo (1936) e seus antecedentes

Aspectos multilaterais

Viva o Brasile, Italia! Viva Trieste e Trento Che ghiamm'a liberá!. O irredentismo italiano no Brasil no exemplo da Canzonetta "A Partenza dé Riserviste dó Brasile" de Savino de Benedictis (1883-1971) pela entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial

São Paulo melodramático: a retórica encenatória italiana do monumento a Carlos Gomes (1836-1896) de Luigi Brizzolara (1868-1937) nas suas inscrições em processos político-culturais ítalo-brasileiros

Rovereto, Trento e Brasil - do irredentismo ao fascismo na música e na "poesia d'oltroceano" de entre-guerras. O Hymno Triumphal a Carlos Gomes de Riccardo Zandonai (1883-1944)

Carlos Gomes e a formação patriótico-nacional italiana: Inno-Marcia para o Collegio Militare di Milano como homenagem ao exército italiano à luz do recrudescimento do identitarismo nacional na Europa do presente

Sirmione/Lago di Garda. O teatro de revista em processos político-culturais italianos: o conservadorismo moderado, a crítica ao volúvel da moda e o apelo ao bom senso: Nella Luna (1868) de Eugenio Torelli Viollier (1842-1900) e A. Carlos Gomes (1836-1896)

Festival dei pianoforti di strada em Trento: Brasil e Itália na música para piano do século XIX.
Fantasias de óperas e sentimentos identitários. A homenagem a Carlos Gomes (1836-1896) de Paolo Canonica (1846-1902) professor do
Collegio/Convitto Longone

Verona: processos de difusão cultural no presente e no passado. Da ópera à música para banda, canto e piano no século XIX. Reduções e transcrições no comércio, na criação e na vida musical. Carlos Gomes (1836-1896) e Nicolò Celega (1844-1906)

Alfredo Colombani (1869-1900): Carlos Gomes na história da ópera italiana - do "aborigene americano" à perda de espontaneidade no auto-desenvolvimento

L'arte è perfetta quando realizza la delizia in grado culminante. Latinidade e Estética em Carlos Gomes (1836-1896) segundo Vincenzo Cernicchiaro (1858-1928). Pelos 90 anos da Storia della Musica del Brasile (1926)

A Itália na Abissínia e o Brasil - Zafán: o canto etiópico celebrativo de Agostino Cantù (1878-1943 )e o centenário de Carlos Gomes (1836-1896) na Itália fascista. Os jovens ítalo-brasileiros da A.O.I. (Africa Oriental Italiana) na Associazione "Amici del Brasile" sob o patronato do Duce

Glanz und Grauen. A moda e a mulher em regimes totalitários de entre-guerra. O Il Guarany no Teatro Lírico de Milão em 1936. Nino G. Caimi (1876-1952) - editor de La Donna -, Cleo Caimi Guarana e Laura Porro

Feminismo e auto-valorização em Itala Gomes Vaz de Carvalho na problemática historiográfica de Carlos Gomes (1836-1896) por ocasião do seu centenário em 1936: Tanagra

Divorzio all'italiana. Carlos Gomes (1836-1896) e Adelina Peri na reescrita da época fascista
e tentativas de correção a partir d
e Divorzio de A. Ghislanzoni ((1824-1893)  à luz de idealizações da família em movimentos identitários nacionais do presente

Ensino musical e difusão cultural em processos político-sociais de entre-guerras. A Instrucção Artistica do Brasil e o papel da mulher no centenário de Carlos Gomes em 1936: Helena de Magalhães Castro (1902-1995)


Do passo do Brenner/Brennero ao Brasil: Italianità, Deutschtum e Paulistanidade no centenário de Carlos Gomes em 1936. O festival do Instituto Musical de São Paulo no Club Germania

Bozen/Bolzano. Interações ítalo-austríacas na música de câmara de entre-Guerras no Brasil. A primeira audição do Quarteto de Carlos Gomes (1836-1896) em 1929 sob o signo de Leone Sinigaglia (1868-1944), da Società del quartetto di Milano e dos 140 anos da morte de W. A. Mozart (1756-1791)