Lombardia e Brasil: Villa Gomes
ed. A.A.Bispo

Revista

BRASIL-EUROPA 161

Correspondência Euro-Brasileira©

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Índice da edição     Índice geral     Portal Brasil-Europa     Academia     Contato     Convite     Impressum     Editor     Estatística     Atualidades

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Villa Gomes/Maggianico. Foto A.A.Bispo 2016. Copyright


Villa Gomes em Maggianico/Lecco. Foto A.A.Bispo 2016©Arquivo A.B.E.

 


N° 161 (2016:3)



Índice

 

Tema em debate

Lombardia - Brasil. Europa supra-nacional e Europa de nações do debate atual em paralelos histórico-culturais. Do humano universal e do nacional em Antonio Carlos Gomes (1836-1896). Visita à Villa Gomes pelos 50 anos de homenagem ao compositor em São Paulo, 40 anos do programa euro-brasileiro em Milão e 30 anos do Ano Carlos Gomes

Aspectos multilaterais

Antonio Carlos Gomes (1836-1896) no Scambio culturale Italia-Brasile e os estudos de processos culturai - lembrando Armando Belardi (1900-1989)

Questões de aclimatação nos estudos imigratórios e de adaptação de brasileiros na Europa. Chuva e frio de Milão em A. Carlos Gomes (1836-1896) considerados em 1936 por Luís Heitor (1905-1992) e reconsiderados na Itália em 1976

Antonio Carlos Gomes (1836-1896) e a Scapigliatura lombarda. Descabelamento, caricatura, tolerância e liberdade. Extensões da mocidade acadêmica paulista na Itália?

Villa Gomes: a Villa Brasilia em Maggianico/Lecco e o seu emblema Pro Brasilia. Brasilidade e italianidade em sintonia com o cosmos: a lira substituindo a esfera armilar e a Divina Commedia

O Civico Istituto musicale Giuseppe Zelioli na Villa Gomes. Questões de nomes: restauração sacro-musical e visão do mundo em tradição iluminista

Il Parco di Villa Gomes - a Villa Fiori. Cultura/Natureza no paisagismo, na arquitetura e na pintura de interiores sob o signo de Dante Alighieri (1265-1321) nas suas implicações para estudos do compositor de Il Guarany

Duas Villas, dois parques, dois músicos: Amilcare Ponchielli (1834 - 1886) e A. Carlos Gomes (1836-1896) no espírito de I Promessi Sposi de Alessandro Manzoni (1785-1873)

O Lago de Como e o Brasil. Idílio da paisagem pré-alpina e remadores - pintura, música e visão do mundo. O Sul Lago di Como - La Regata, barcarola de A. Carlos Gomes (1836-1896) com versos de Carlo d'Ormeville (1840-1924)

Alpes e Brasil - Dimensões do "alpinismo pioneirístico". O pensamento livre, a visão ampla e o coração inebriado das alturas no bradar pela liberdade: o Inno Alpino de A. Carlos Gomes (1836-1896) com texto de Antonio Ghislanzoni (1824-1893)

O Brasil e pobreza na Itália no século XIX como fator de emigração. Arte e beneficiência de corações altos à época do Liberalismo na obra de A. Carlos Gomes (1836-1896)

Antonio Carlos Gomes (1836-1896) no Ano Europeu da Música de 1985. Crepúsculo e morte em Belém: vestígios documentais e reflexões sobre o nacionalismo na imprensa paraense. Trabalhos da década de 1980 em Belém

O Ano Carlos Gomes de 1986 no Pará. Saídas e retornos, fatores étnicos e psicológico-culturais. Imagens da floresta e processos civilizatórios. Trabalhos da década de 1980 em Belém

O Ano Carlos Gomes de 1986 em Lecco a solenidade no Pallazzo Civico e a comunicação "Un brasiliano a Maggianico" de Gaspare Nello Vetro

O Ano Carlos Gomes de 1986 em Milão. A mostra da Biblioteca Comunale di Milano sob especial consideração de costumes e pinturas de cenas de óperas de Carlos Gomes
no seu significado para estudos de imagens e da história da cenografia

Campinas e Milão nas comemorações do Ano Carlos Gomes de 1986. Unicamp e Centro Culturale Italo-Brasiliano: o Burrico de Pau

Itália - Brasil - Estados Unidos nas comemorações do Ano Carlos Gomes de 1986. The A. Carlos Gomes Fund (NY) e Carlos Gomes na perspectiva histórica dos mórmons