Nápoles, Lucca e Brasil
ed. A.A.Bispo

Revista

BRASIL-EUROPA 160

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Teatro S. Carlo, Napoles. Foto A.A.Bispo 2014. Copyright

Teatro S. Carlo, Nápoles.
Foto A.A.Bispo 2014©Arquivo A.B.E.

 


N° 160 (2016:2)



Índice

 

Tema em debate

Nápoles, Lucca e Brasil. Relações culturais euromediterrâneo-brasileiras sob a égide dos Bourbons, suas consequências e transformações. Continuidade de estudos motivados pelos 125 anos de falecimento de Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias (1822-1889), Imperatriz do Brasil, no ano da proclamação da República

Aspectos multilaterais

Exulta, Oh Brasil! Saverio Mercadante (1795-1870), suas obras e seus discípulos no Brasil e a sua aluna brasileira Heloísa Marechal (?-1860) em Nápoles. Grandiloquência melodramática em processos ascensionais sociais e político-culturais

...con la nostalgia in cuore per la sua cara Napoli, pure amando il Brasile...Arcangelo Fiorito (1813-1887): canto, música sacra e pasta alla napoletana no Rio de Janeiro

Achille Arnaud "Napolitano" (1832-1894) e Gennaro Arnaud (?-1884). Nostalgia de Margellina e Posilipo em serenatas para piano e canções napolitanas no Brasil

Harmonia celestial no Brasil (1851). Gioacchino Giannini (1817-1860) e a tradição teórica e musical de Lucca. A "cidade da música" entre L. Boccherini (1743-1805) e G. Puccini (1858-1924): a época de Giovanni Pacini (1796-1867)

Lucchesi no mundo e Estudos Puccinianos. Michele Puccini Jr. (1864-1891) e brasileiros na Scapigliatura milanesa. Pelos 125 anos do falecimento de Michele Puccini Jr. no Rio de Janeiro

Republicanismo Paulista e Belle Époque - Pelos 150 anos de nascimento do Dr. Pedro Augusto Gomes Cardim (1865-1932)

Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Uma instituição da Belle Epoque paulista
nas suas inserções em processos político-culturais


A tarantella napolitana e o adeus à Itália em Maria Petrowna no cenário político internacional antes da Primeira Guerra e na na vida musical ítalo-brasileira de entre-guerras. 100 anos de morte de Bernardino José de Campos Júnior (1841-1915)

Restauração católica e Belle Époque. Interações teuto-ítalo-brasileiras
na arquitetura e música de igrejas de São Paulo. Marianismo antes e após a Primeira Guerra: Filhas de Maria e o Dia da Música (1924)

Aproximações ao edifício de imagens condutoras do canto coral feminino da Belle Époque segundo ideário republicano a partir de obras de João Gomes de Araújo (1846-1943)

"Ah! As ninfas cantam!"- Focas e ninfas do Golfo de Nápoles e sereias de Santos
na formação das jovens paulistas no exemplo de
La Ninfa

A Villa Kyrial e a Trialogia da Noite. Simbolismo nas relações do Brasil com a Europa
da elite republicana paulista no exemplo de elaboração para côro de vozes femininas
do poema lírico de José de Freitas Valle (1870-1958)

O exalar de perfumes de flores à alvorada rubra na imagem da mulher formada para "ser grande à luz do sol" no exemplo de Coema Piranga

Cantai hinos, homens de asas contra o vento que dominam espaços e abrem novos céus ao pensamento. No exemplo de Às Aves, poesia de Dr. Pedro Augusto Gomes Cardim (1865-1932)