Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Fotos: Berlin 1975. A.A.Bispo.
©Arquivo A.B.E.

 

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 147 (2014:1)
Editor: Prof. Dr. A.A.Bispo, Universidade de Colonia
Direção administrativa: Dr. H. Hülskath

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2014 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501




Índice

 

Tema em debate

Débito e Crédito - 1974-2014. Época de balanços e reajustes. Revendo inícios de interações euro-brasileiras na procura de esclarecimentos de complexas heranças culturais

Temas multilaterais

Hamburgo. Musicólogos que não sabem música? Regentes musicólogos? Relações entre música prática, pesquisa e vida musical de universidades: Collegium Musicum de S. Paulo e Hamburgo em 1974

Lüneburg. Sob o signo de Bach. Início das interações entre o Brasil e a Europa na Johanneskantorei de Lüneburg em 1974

Lüneburg. Do cantar de tupinambás aos cantores da Lünebuger Heide. O movimento coral no Brasil nos seus elos com associações de canto alemãs em revisões de heranças comuns em 1974

Hannover. Improvisação organística no diálogo com culturas extra-européias através da música:
Volker Gwinner (1912-2004) e o Brasil. Relembrado em Helsinki por motivo do seu centenário

Berlim. Questões de instrumentos no início do programa de estudos em primeira visita a Berlim dividido em 1975. No centenário do Real Lexikon e da Sistemática de Curt Sachs (1881-1959)

Bayreuth. O Brasil no Centenário dos Festivais de Bayreuth em 1976. Lembrado no Ano Wagner 2013. À memória de Patrice Chéreau (1944-2013)

  1. Pedro II nos festivais de Bayreuth de 1876 e o conhecimento do movimento wagneriano no Brasil: Bayreuther Blätter e o catálogo de N.J. Oesterlein (1841-1898)

  2. Atualizações e o Atual no confronto com a problemática wagneriana. Construções de unidade através de motivos condutores e disrupções temporais em referenciações brasileiras

  3. Wagner e o Brasil na mediação de E. Ferreira França Filho (1828-1888). O projeto de dedicação de Tristan und Isolde a Pedro II

Coburg. Um Dia na Fortaleza de Coburg do "mestre-capela imperial brasileiro" Adolf Maersch, autor de Marília de Itamaracá ou a Donzela da Mangueira. Lord e Cantor: Ernst II (1818-1893) em paralelos com Pedro II

Wiesbaden. Gustav Freytag (1816-1895) e estudos euro-brasileiros. De initiis scenicae poesis apud Germanos e A Noite de São João de Elias Álvares Lobo (1834-1901) em interações com projetos referentes à Ópera Nacional em 1975

Colonia. O Brasil e o projeto Culturas Musicais da América Latina no século XIX nos anos 70

Colonia. Música sacra e Brasil/Europa em interações iniciadas em 1974. O Catolicismo renano de Colonia e os estudos euro-brasileiros na sua multisignificação

Bonn. O Brasil no VII Congresso Internacional de Música Sacra em Bonn no ano do jubileu da Catedral de Colonia em 1980. Convergências e diferenças à base de iniciativas euro-brasileiras

Colonia. O Carnaval no Brasil e o Carnaval de Colonia a partir de imagens do homem inerentes ao culto dos Três Reis Magos

Estudo especial

Leonardo F. Kaltner.O Itinerário de Carl Friedrich Philipp von Martius no Brasil de 1817: análise de relatos