Napp, Cornelia. "Personal representatives" in musikverlegerischen Kulturbeziehungen. Die Vertretung von Heitor Villa-Lobos in den USA. (Resenha). Rev. BRASIL-EUROPA 131/24, ed. A.A.Bispo. Academia Brasil-Europa e ISMPS





Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Essa publicação baseia-se na dissertação de doutoramento da autora realizado na Universidade de Colonia, no semestre de inverno de 2009/10. O seu titulo original foi o de "Acompanhamento editorial de Heitor Villa-Lobos por Milton A. Peterson (1904-1974) nos EUA: da pesquisa de arquivos particulares para a pesquisa musical in rêdes internacionais".


De inicio, nas suas palavras de agradecimento, a autora lembra de Sophie von Roebel, que possibilitou-lhe o estudo de fontes materiais de seu arquivo e a realização do do trabalho. No seu prefácio, menciona a oportunidade que teve de tomar contato com o trabalho e os métodos do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Lingua Portuguesa (I.S.M.P.S.). Recebeu aqui, perspectivas quanto a estudos culturais interdisciplinares que emprestam à música um significado fundamental. Essa orientação já havia sido de significado para o seu trabalho de mestrado.


Assim sensibilizada, ao deparar-se com a correspondência entre Villa-Lobos e o seu representante americano, Milton A. Petersen,  viu a oportunidade de estudá-las não apenas sob aspectos biográficos, mas sim também e sobretudo no contexto de rêdes internacionais e do posicionamento da Economia musical em processos receptivos. Esse fundo documental, encontrando-se há mais de 50 anos em arquivo particular, levantou a questão do significado do trabalho arquivistico particular para a pesquisa musical.


Enquanto que os anos 50 na pesquisa de Villa-Lobos surgem de forma por demais geral como período de consolidação, de viagens e de sucessos internacionais, a reconstrução do acompanhamento dado por Peterson possibilita um panorama mais diferenciado dessa fase da vida do compositor brasileiro. Mais do que confirmações, complementações e correções de dados biográficos, os materiais permitem uma visão alternativa desses últimos anos de Villa-Lobos. Os documentos testemunham de forma exemplar o papel de um "personal representative" como representante da Economia musical para a percepção de um compositor e sua obra.



O trabalho é dividido em duas partes, sendo aberto por uma introdução que representa, pelas suas dimensões e conteúdo, um capítulo por si. Na primeira parte, a autora faz uma tentativa da reconstrução das atividades empreendidas por Peterson para Heitor Villa-Lobos. Na segunda, trata do papel desempenhado por A. Peterson como catalisador. Segue um resumo final. Os anexos incluem uma tabela sobre as atividades de Villa-Lobos nos EUA entre 1947-1961, registros, bibliografia e índice onomástico.


Para reconstruir as atividades de Peterson para Villa-Lobos, a autora considera, em três itens, Villa-Lobos nos Estados Unidos, a situação editorial das obras ao redor de 1950 e, mais especificamente, Milton A. Peterson, respectivamente quanto à sua pessoa e à correspondência com Villa-Lobos, com orquestras e músicos, com produtores de discos e de rádio, com editoras e bibliotecas.


Tratando do papel exercido por Milton A. Peterson como catalisador, tece reflexões quanto ao tipo de atividades que exerceu e a sua contribuição cultural em três diferentes níveis: quanto a autores, como mediador e sob o aspecto de cooperações.


No seu texto introdutório, a autora dedica-se pormenorizadamente à discussão de problemas atuais da arquivologia sob aspectos teórico-culturais. Parte, de inicio, de um amplo panorama das questões politicas relacionadas com o arquivamento de informacões e dados. Essa problemática não diz respeito apenas a questões de interesse público maior, mas também àquelas de áreas de conhecimentos mais especializadas. A atenção é dirigida aqui não a uma arquivistica histórica oral no sentido de uma "oral history", mas sim aos arquivos históricos e acervos relevantes para a pesquisa histórica e científico-cultural. Considera, assim a problemática de instituições que se dedicam à coleção e conservação de dados, sejam elas oficiais ou particulares, de sociedades ou de pessoas particulares. Na sua argumentação, salienta que, com os desenvolvimentos mais recentes da revolução digital, novos problemas surgem para a arquivologia internacional.


Uma atenção particular é dada pela autora à pesquisa musicológica sob a perspectiva de sua orientação teórico-cultural. Nesse direcionamento, a própria pesquisa surge como expressão cultural e, assim, objeto de exames.


Sob o pano de fundo dessas considerações teóricas, a autora considera o arquivo por ela utilizado, situado em Remagen-Rolandswerth. Os documentos ali conservados, referentes à correspondência entre M. A. Peterson e H. Villa-Lobos, abrangem o periodo de 197 a 1959. Fecham com uma carta de condolência de Peterson e seu colaborador Joseph Ortiz a Arminda Neves d'Almeida (1912-1985), de 18 de novembro de 1959.


Ja se tem considerado o significado de correspondência entre autores, pesquisadores e editoras. Pouco foi estudado, porém, troca de cartas entre editores e compositores. Esses documentos, oferecem subsídios significativos para a pesquisa de condições contextuais. Nesse sentido, a autora considera arquivos privados de firmas, sobretudo de grandes casas, tais como Bärenreiter, Breitkopf & Härtel, C. F. Peters e Schott International. Os trabalhos arquivísticos aqui realizados abrangem não apenas cartas, mas também outros materiais de interesse para a história de edições, tais como observacoes de compositores, cartas comerciais, informações da editora sobre novas edições e reedições. Em toda a editora resultam constantemente documentos em grande quantidade, além de outros aparentemente sem interesse, tais como recibos, contas e noticias varias, em geral destruidos.


Passando à documentação relativa a Villa-Lobos, a autora considera mais pormenorizadamente o Museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro. Quanto ao estudo da presenca de Villa-Lobos no Exterior, salienta conferência de Luiz Heitor Correa de Azevedo, de 1974. Também lembra da realização do Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia no Ano Villa-Lobos, em 1987, assim como das sessões dedicadas ao compositor no II Congresso Brasileiro de Musicologia, em 1992. Quanto aos trabalhos do I.S.M.P.S. e da A.B.E., salienta o colóquio internacional dedicado ao tema J.S.Bach e H. Villa-Lobos, no ambito das comemorações dos 500 anos do Brasil. Especial consideração dedica à literatura mais recente e a questões insuficientemente esclarecidas da pesquisa. Salienta aqui a falta de uma análise mais aprofundada dos diversos contatos de Villa-Lobos nos EUA. A publicação das cartas de Villa-Lobos abrangeu até hoje a correspondência localizada por L. Peppercorn e que foi procurada em universidades, bibliotecas, rádios, orquestras, agentes de concertos e conhecidos do compositor. Segundo essa pesquisadora, com três exceções, as cartas de Villa-Lobos entre 1951 e 1956 tratam de composições encomendadas. O fundo documental agora descoberto leva a uma mudança dessa afirmativa.


Os correspondentes de Jack J. Robbins (até 1950) e Milton A. Peterson (a partir de 1950) são, ao lado de Villa-Lobos, sobretudo managers de orquestra, regentes e produtores de discos. Ao lado da correspondência, a autora encontrou autógrafos ou cópias de versões para piano de The Emerald e Magdalena, do musical Magdalena, e Food for thought, assim como versões impressas de Caixinha de música quebrada, a primeira edição do Guia Prático, um manuscrito ainda nao definido, assim como prospectos, catalogos e recortes de jornais.


No seu resumo, a autora lembra que as atividdes de Peterson como representante incluíram tarefas administrativas, inclusive de envio de materiais, correspondência comercial, obtenção de licenças, preparação de recibos e reclamações, etc.. Os seus conhecimntos da vida musical dos EUA foram de utilidade para o compositor. Sob o ponto de vista da mediação, era o responsável pela disponibilidade de partituras. Além do mais, gerava possibilidades de ganho ou de presença do compositor, inclusive organizando apresentações sem honorários. Uma particular atenção é dada à cooperação com a biblioteca da Pan American Union, assim como à Edwin A. Fleisher Music Collectiomn of Free Library of Philadelphia.


Finalizando, a autora salienta que, apesar dos pontos ainda obscuros que apenas pesquisas posteriores poderão esclarecer, os estudos que realizou demonstram que a consideração dessa época da vida de Villa-Lobos não pode ser baseada apenas na análise de obras e na consideração de dados histórico, mas sem deve ser realizada no contexto de cunho político e intercultural, sobretudo relativamente ao significado de rêdes, de efeitos de sinergia e de canais de influência cultural. Essas observações testemunham, no caso exemplar de Villa-Lobos, a necessidade de uma cooperação interdisciplinar entre a história da musica e a etnomusicologia no próprio âmbito da pesquisa musical, assim como a da renovação teórica da pesquisa musicológica no seu todo sob perspectivas cientifico-culturais.


A.A.B.


Indicação bibliográfica para citações e referências:

Napp, Cornelia. "Personal representatives" in musikverlegerischen Kulturbeziehungen. Die Vertretung von Heitor Villa-Lobos in den USA. Revista Brasil-Europa 131/24 (2011:3) - Correspondência Euro-Brasileira, ed. A.A.Bispo [Resenha]. http://www.revista.brasil-europa.eu/131/Milton_Peterson.html







 

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 131/24 (2011:3)
Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e Conselho Científico
da
Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos inter- e transculturais e estudos culturais nas relações internacionais (reg. 1968)
- Academia Brasil-Europa -
de Ciência da Cultura e da Ciência

e institutos integrados

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ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 2763


A.B.E.

Publicações


"Personal representatives" em relações culturais músico-editoriais
A representação de Heitor Villa-Lobos nos EUA


Napp, Cornelia. "Personal representatives" in musikverlegerischen Kulturbeziehungen. Die Vertretung von Heitor Villa-Lobos in den USA. Remagen-Rolandswerth: Max Brockhaus Musikverlag 2010. 268 pp. il..ISBN 978-3-922173-04-5