Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Índice da edição     Índice geral     Portal Brasil-Europa     Academia     Contato     Convite     Impressum     Editor     Estatística     Atualidades

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 120/18 (2009:4)
Editor: Prof. Dr. A.A.Bispo, Universidade de Colonia
Direção administrativa: Dr. H. Hülskath

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2009 by ISMPS e.V. Edição reconfigurada © 2014 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 2476


 


Projetos de cooperação e intercâmbio França-Polonia-Alemanha-Brasil
Jaroslav Jan Kaczmarczyk e Aleksandra Adamiec




Realizou-se, no dia 5 de março de 2009, um encontro no centro europeu da A.B.E. destinado á discussão de projetos de cooperação e intercâmbio musicais e musicológicos no âmbito das relações França-Polonia-Alemanha-Brasil. Os projetos foram desenvolvidos pelo musicólogo e músico Jaroslav Jan Kaczmarczyk e pela pianista Aleksandra Adamiec. Residentes em Colmar, França, desenvolvem intensas e múltiplas atividades a partir dessa cidade alsaciana. Ambos possuem um particular interesse pela cultura brasileira, sendo acompanhados e orientados nesse sentido pela Dra. Ester de Oliveira Gottschall, brasileira residente em Estrasburgo. Os iniciadores pretendem dar início às atividades de cooperação e de intercâmbio com uma viagem de conferências, concertos temáticos e ilustrados, seminários e workshops ao Brasil. Preparam-se assim através do estabelecimento de contactos e encontram-se abertos a sugestões e propostas de departamentos de música e musicologia de universidades brasileiras e de instituições culturais e artísticas.


Tais intenções vêem de encontro ao trabalho que a A.B.E. e seus institutos de pesquisa integrados vem desenvolvendo há décadas e que visa o estreitamento de laços científico-culturais entre a Polonia e o Brasil. Além do mais, surgem como de particular atualidade, tendo-se em vista o programa dedicado às relações franco-alemãs e suas repercussões no Brasil, com especial consideração da Alsácia, promovido pela passagem dos 40 anos de trabalhos de renovação teórica dos estudos França-Brasil e Alemanha-Brasil da organização Brasil-Europa (Veja outros artigos nesta edição).


Os trabalhos relativos às relações entre a Polônia e o Brasil remontam, na tradição a que se pretende a A.B.E., a concerto de autores contemporâneos poloneses realizado por Paulo Affonso de Moura Ferreira no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 1969. Na década de 80, destacou-se nesse sentido o professor Marek Bartkiewicz, membro fundador do ISMPS. Ciclos de estudos na própria Polônia foram desenvolvidos em viagens promovidas pela A.B.E. (Varsóvia, Cracóvia, Breslau, Swinemünde, diferentes cidades da Silésia e outras localidades). Relatos de algumas dessas atividades foram publicados em números anteriores desta revista. Dos eventos, pode-se salientar o seminário dedicado à Chopinística, Chopinismo e Chopinologia em contextos euro-brasileiros, desenvolvido em cooperação com a Universidade de Bonn (2004). Os trabalhos da A.B.E. na Alsácia estiveram até passado recente a cargo de Henrique Travassos Siffert, Professor do Conservatório de Colmar. Após o seu falecimento, procura-se renovar elos e retomar os esforços de cooperação.



Ester de Oliveira Gottschall


Aleksandra Adamiec


Dup Adamiec-Karzmarczyk
Aleksandra Adamiec iniciou seus estudos de piano em conservatórios musicais da  Polônia, sua terra natal, aos 7 anos de idade e, por seu talento e dedicação, continuou cursando o que na Europa se chama de Ginásio Especializado em Música. Já na fase adulta, e depois de passar por conceituados professores em Varsóvia, chega à Alemanha para prosseguir numa das mais reconhecidas escolas da Europa, a Escola Superior de Música de Freiburg.


Sua carreira de concertista começou com várias apresentações em salas da Polônia, França, Alemanha e Guadalupe. Sob a direção de conceituados e mundialmente reconhecidos professores e intérpretes, tais como Murray Perehia em Berlim, Paul Badura-Skoda em Sion e Rudolf Buchbinder na Suiça, ela trabalha em seu Mestrado em Música, alternando os estudos entre a Universidade Marc Bloch, em Estrasburgo e a Academia Musical da Basiléia.


Aleksandra Adamiec já se apresentou com diferentes orquestras e interpretou, entre outros, concertos de renomados compositores como Mozart, Grieg, Beethoven, Ravel, Chopin e Bach. Merece ainda destaque seu atual trabalho com música clássico-moderna, mais especificamente com composições de Bartók e Debussy.




Jaroslaw Jan Kaczmarczyk


Jaroslaw Jan Kaczmarczyk pertence à escola musical de Krakau, Polônia, uma das mais reconhecidas de seu país. Sua formação se completou como Assistente de Irina Sijalova-Vogel (premiada com o Premio Chopin em Varsóvia e aluna de Neuhaus em Moscou).  Ele se tornou um concertista conhecido na Polônia através de suas apresentações como solista em renomadas sala, tais como no Castelo de Sanomierz, no Museu Karol Szymanowski  e em  atuações conjuntas com a Orquestra Filarmônica de Krakau (Carmina Burana de Carl Orff). Premiado pelo Ministério da Cultura Polonesa, chega a Estrasburgo, França, onde atualmente desenvolve o seu trabalho de doutorado em Música.


Em seu repertório encontram-se os principais compositores da literatura pianística, entre êles Chopin, Liszt, Franck, Beethoven e Mozart. Com sua colega concertista Aleksandra Adamiec trabalha atualmente em Duo que tem-se apresentado com sucesso, sobretudo com composições clássico-modernas. Além do piano, êle também se dedica a estudos de órgão e cravo, tendo participado de vários Workshops ministrados por mestres como Garcia Llovera e A. Dvarionaidte.


Como compositor, Jan Kaczmarczyk estreiou em dezembro de 2000 com o concerto “Diabolus in Musica”, e que alcançou grande reconhecimento do público ao ser exibido pela TV polonesa em série de programas dirigido por Rolf Liebermann.


Duo Adamiec-Kaczmarczyk


O Duo Adamiec-Kaczmarczyk formou-se no ano 2000 e, como resultado de trabalho altamente profissional, tem-se apresentado com muito sucesso em importantes projetos musicais, tais como o Festival de Colmar, com obras de Bartók, Grieg, Bernstein, entre outras. A consagração chegou em 2005 com o concerto para dois pianos realizado no Palácio da Música Congresso Europeu, em Estrasburgo.