Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Índice da edição     Índice geral     Portal Brasil-Europa     Academia     Contato     Convite     Impressum     Editor     Estatística     Atualidades

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 118/18 (2009:2)
Editor: Prof. Dr. A.A.Bispo, Universidade de Colonia
Direção administrativa: Dr. H. Hülskath

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2009 by ISMPS e.V. Edição reconfigurada © 2014 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados

ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 2439


 


Alfons Weller (1929-2008)
Hinologia e relações com o Brasil



Dr. Franz-Josef Vogt



Alfons Weller no RS. Foto A.A.Bispo 2008. Copyright
No dia 28 de setembro de 2008 faleceu, em Niedernhausen (Taunus), com 79 anos de idade, Dr. phil. Alfons Weller.


Nasceu a 24 de agosto de 1929 em Mönchengladbach-Rheindahlen. Após a sua formação escolar (1936-1950) estudou na Escola Superior Pedagógica de Aachen, encerrando essa fase de seus estudos com o exame de habilitação como professor de escolas. A sua primeira posição foi na Escola Popular de Grevenbroich-Neukirchen, transferindo-se em 1956 para Neuss-Holzheim, onde atuou até 1961.


Entre 1957 e 1959 prosseguiu os seus estudos na Escola Superior Estatal de Música em Colonia, terminando com o Exame de Estado para o Magistério para Realschulen. Entre 1961 e 1966 atuou em Düsseldorf e, a seguir, na Escola Christian-Wierstraat.


Ao lado de sua atividade profissional, estudou Musicologia na Universidade de Colonia. Terminou os seus estudos em 1980 com o doutoramento. A sua dissertação, de título „Estudos para a História da Música Sacra em St. Quirinus em Neuss“ (publicado como volume 133 da série Contribuições à História da Música Renana) trata de diferentes aspectos dessa ampla temática. Pode-se afirmar, sem exagero, que esse trabalho permanecerá ainda por muito tempo obra básica da História da Música de Neuss.


Em 1986, Weller encerrou a sua atividade de magistério, trabalhando até 1991 no Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos em Maria Laach. Uma de suas principais atividades ali foi a do exame e revisão do Catálogo Gotzen.


O falecido atuou também como compositor. A sua missa Pro unitate fidei - ut unum sint, escrita em 1979, foi executada pela primeira vez a 15 de maio de 1983 sob a regência de Heinz Odenthal na igreja de S. Quirinus, em Neuss. Compôs também uma numerosas elaborações de cantos sacros católicos. A série vai da harmonização de Gegrüßt seist du Königin, de 1965, à do canto de Epifania Die Herrlichkeit des Herrn erscheint (1994). Uma visão geral apenas poderá ser alcançada quando a obra que deixou for examinada com cuidado.


Não se deve deixar de citar que participou, em 1998, da décima série dos „Músicos Renanos“, escrevendo um grande número de artigos. A sua associação à „Comunidade de Trabalho para a História da Música Renana“ demonstra a sua convicção de que a pesquisa em nível local e regional deveria ter a mesma importância do que aquela em esferas mais amplas.


Alfons Weller foi - apesar de toda a sua abertura ecumênica - um católico que analisou com cuidado, avaliou e procurou contrabalançar desenvolvimentos questionáveis litúrgicos e pastorais. Ele sempre acentuou que a música para o culto deveria obedecer a uma alta exigência qualitativa. Espera-se que o seu desejo possa vir a ser realidade no futuro.


                                                       
Alfons Weller no RS. Foto A.A.Bispo 2008. Copyright

Alfons Weller no círculo de participantes da sessão dedicada às relações entre a hinologia e o ecumenismo no Forum Rio Grande do Sul do Congresso Euro-Brasileiro de 2002, realizada em São Leopoldo, RS.

Alfons Weller esteve ligado por décadas ao trabalho euro-brasileiro, orientando visitas de estudiosos do país a arquivos hinológicos na Alemanha. Dirigiu, assim, encontro de Hinologia e Etnomusicologia no Colóquio realizado em Maria Laach, em 1989, com a presença de numerosos pesquisadores do Brasil.