Revista

BRASIL-EUROPA

Correspondência Euro-Brasileira©

 

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Revista Brasil-Europa - Correspondência Euro-Brasileira 118/14 (2009:2)
Editor: Prof. Dr. A.A.Bispo, Universidade de Colonia
Direção administrativa: Dr. H. Hülskath

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS 1985)

© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1998 e anos seguintes © 2009 by ISMPS e.V. Edição reconfigurada © 2014 by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados
ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

Doc. N° 2420


 

                                            Estudos culturais Colombia/Brasil: Aproximações


Ao diplomata Eduardo de Affonso Penna, Embaixadas do Brasil da Alemanha e no Panamá, em gratidão pelos apoios





Cartagena. Foto A.A.Bispo 2008. Copyright
Este texto apresenta uma súmula de reflexões encetadas no decorrer de ciclo de estudos, contatos e observações realizados na Colombia, Costa Rica e Panamá no âmbito do programa Atlântico/Pacífico da ABE/ISMPS, em 2008. O evento inseriu-se em complexos temáticos tratados nos cursos "Música no Encontro de Culturas" (1998-2002) e do seminário "Pesquisa Musical e Política na América Latina (2008) da Universidade de Colonia, realizados sob a direção de A.A.Bispo,, responsável pelo complexo "Transplantes culturais europeus à América Latina no século XIX" do projeto "Music in Life of Man" do Conselho Internacional de Música/UNESCO.


O programa de trabalhos - o primeiro do gênero - concretizou impulsos partidos do Congresso Internacional "Música e Visões" pelos 500 anos do Brasil e triênio subsequente (1999-2004), do II° Congresso Brasileiro de Musicologia (RJ 1992), do Encontro Regional para a América Latina e Caribe ICM/UNESCO (SP 1987) e do projeto "Culturas Musicais Indígenas" patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (1992-).


Os trabalhos procuraram dar continuidade aos impulsos decorrentes do simpósio de renovação dos estudos interamericanos e transatlânticos (Leichlingen/Colonia 1983). A orientação teórica é marcada pela tradição de pensamento e de iniciativas remontante à sociedade de renovação de estudos e prática cultura fundada em S. Paulo, em 1968 (Nova Difusão), atual Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais. Principais colaboradores dos projetos interamericanos: Prof. Dr. Francisco Curt Lange (Montevideo) e Prof. Dr. Samuel Claro-Valdés (Chile).

Instituições envolvidas e visitadas: Academia Brasil-Europa, Institut für Studien der Musikkultur des Portugiesischen Sprachraumes e.V./IBEM,
Museo Nacional, Consejo National de la Cultura, Catedral de San Jose/Curia Metropolitana, Teatro Nacional, Museo Teatro El Coliseo (Costa Rica), Museo de la Inquisitión , Academia de la Historia de Cartagena de Indias, Biblioteca Bartolome Calvo e Museo Petrus Claver (Cartagena).






Cartagena. Foto A.A.Bispo 2008. Copyright
Para estudos
culturais latino-americanos sob a perspectiva das relações entre as esferas do Atlântico e do Pacífico, a Colombia assume uma posição especial. Ela representa país da América Latina banhado pelas águas dos dois oceanos através do mar do Caribe. Representa o elo natural entre o mundo caribenho, a América Central e a América do Sul.

Ao mesmo tempo, é um país voltado para o interior do subcontinente, marcado pela cordilheira dos Andes, e na parte equatorial, pela bacia do Orinoco e do Amazonas. Os estudos que relacionam as duas nações podem ser desenvolvidos a partir de diferentes regiões, contextos e focalizações.

Um desses caminhos aproximativos é o do Amazonas, e sobretudo os estudos indígenas e aqueles de orientação ecológico/ambiental seguem em geral as possibilidades que se abrem por "terra".

Assim, no âmbito do programa internacional de estudos das culturas indígenas, desenvolveram-se trabalhos dedicados a essas relações a partir de um "mapa mental" baseado em sistema de referências amazônicas. O "caminho da floresta" ou o fluvial do contexto Orinoco/Amazonas será, provavelmente, aquele mais trilhado pela pesquisa no futuro, sobretudo para aqueles que partem de instituições paraenses e amazonenses. Entretanto, essa perspectiva das relações entre a Colombia e o Brasil mostra-se adequada apenas para determinados contextos culturais e situações regionais de ambos os países, não esgotando as possibilidaades de exemas das muitas configurações que caracterizam a história e o presente de ambas as nações.

Não se pode esquecer que a antiga Nueva Granada foi, nas suas dimensões, país comparável ao Brasil. Em considerações históricas globais, não se pode deixar de consideerar essa dimensão perdida com as fragmentações do país e que fornece o pano de fundo mental para os estudos de elos interregionais e euro-americanos entre várias nações sul-americanas e da América Central.

O caminho para aproximações histórico-culturais a esse universo novo-granadino em grande parte perdido, não é aquele por terra, pelo interior, mas sim por mar, a partir de mundos em parte também perdidos de elos entre a Europa, a África, o mundo do Caribe e do Pacífico.

O estudioso brasileiro mergulha aqui em universo histórico-cultural em parte submerso, marcado por acontecimentos, fatos, ocorrências e contextos pouco presentes em quadros históricos criados a partir da perspectiva do mundo português e do Brasil. Surpreende-se, porém, ao
constatar que est universo praticamente desconhecido de relações entre a Europa e a América Latina diz respeito ao Brasil sob muitos aspectos. Surpreende-se, também, em constatar o estado altamente insatisfatório dos conhecimentos relativos à Colombia no Brasil e em várias áreas disciplinares dos estudos latino-aamericanos em geral.

Em cursos e seminários dedicados à Colombia nas universidades de Bonn e Colonia, em particular naquele de tema "Cultura Musical e Política na América Latina", com a paarticipação de pesquisadores e estudantes colombianos, salientou-se a situação particularmente deficitária dos estudos colombianos em universidades européias. De forma totalmente inadequada ao significado histórico-cultural e atual da Colombia, esse país seurge, em várias áreas, como um dos menos conhecidos das Américas, e as suas expressões culturais e tradições receberam até hoje insuficiente consideração de especialistas. Não só são desconhecidas e ignoradas por pesquisadores de outras regiões do continente, como interpretadas de forma questionável, revelando a repetição de hipóteses e tese pouco fundamentadas e coerentes.

Uma primeira tarrefa ainda não realizada de forma satisfatória é a de resgatar a própria história das relações culturais, intelectuais, científicas e artísticas entre os dois países. Essas relações não são naturalment recentes e a sua consideração revelaria múltiplas iniciativas nas diversas áreas que, em parte, tiveram consequências e forneceram impulsos.

Como salientado em recepção às instituições universitárias alemãs do I.S.M.P.S. e A.B.E. realizada no Castelo Burg, em 1887, sob o patrocínio da Embaixada do Brasil, então sob a égide de S.E. o Embaixador Lorenzo Fernandes, foir o compositor brasileiro Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948) um dos grandes representantes da vida cultural e artística do Brasil que particularmente se vinculou ao desenvolvimento das relaçnoes com a Colombia. Tendo incluído o país na viagem de divulgação da música brasileira por vários países em 1938, além do Panamá, Cuba, Chile, Argentina e Uruguai, teve uma de suas obras apresentadas por ocasião do IV Centenário de Bogotá, naquele ano, obra premiada por entidade norte-americana com sede na Califórnia (New Music Association).

Tratou-se nada menos do que o Batuque, extraído da ópera Malasarte (1931/3) do compositor, peça de efeito que se tornou representativa por décadas de uma corrente dominante na história da música e da estética do Brasil, marcada por traços nacionalistas, americanistas e de valorização afro-americana da época. Significativo foi o fato de ter sido Lorenzo Fernandez convidado pelo prefeito de Bogotá a escrever a música para um "hino à raça", de Guillermo i Valencia. Esse hino foi executado no "dia da raça", 12 de outubro, em apresentações paralelas e com irradições para outros países no Teatro Colón da capital colombiana e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Já essas menções sumárias, sempre divulgadas em obras populares de difusão de conhecimentos, indicam a necessidade de uma consideração de iniciativas que relacionaram a Colombia e o Brasil na sua própria inserção histórica e, sobretudo, político-cultural.

A Colombia desempenhou, sobretudo na história dos esforços do Americanismo Musical da primeira metade do século XX papel relevante. Assim, já o primeiro volume do Boletin Latino-Americano de Musica, publicado por Francisco Curt Lange, em Montevido, em 1955, incluiu um trabalho de Emirto de Lima sobre o folclore colombiano antecedendo a publicação do texto de Mário de Andrade sobre "Os Congos" (E. de Lima, "Barranquilla: Del folklore colombiano", Boletin Latino-Americano de Musica I/1, Montevideo: Instituto de Estudios Superiores del Uruguay, 1955). Esse estudo, de 1934, trouxe à consciência dos estudiosos brasileiros a existência de expressões culturais similares entre os dois países, elos de afinidade que apenas podem ser compreendidos sob o pano de fundo de processos coloniais e seus fundamentos.

Assim como no passado, também na atualidade se constata, para a Colombia, uma importância particular da consideração de estudos culturais na sua inserção em contextos histórico-políticos. Um grave problema para a condução crítica dos estudos na atualidade reside na situação interna e externa do país e que, com a divulgação de atos de violência e de problemas sociais relacionados com o tráfico de drogas, marca a sua imagem no Exterior, focaliza a atenção dos estudiosos apenas a determinados contextos, tirando a motivação para a realização de pesquisas de campo e de viagens de contatos. Essa situação tem acentuado aquela deficitária dos estudos e conduzido a um quase isolamento da Colombia nos estudos latino-americanos, uma tendência que necessita ser mudada, considerando-se a relevância histórica e cultural do país.

A.A.Bispo



  1. Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não inclui aparato científico. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição e o índice geral da revista (acesso acima). Pede-se ao leitor, sobretudo, que se oriente segundo os objetivos e a estrutura da Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais - Academia Brasil-Europa (A.B.E.) - e do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes, I.S.M.P.S. e.V.), visitando a página principal, de onde obterá uma visão geral e de onde poderá alcançar os demais ítens: http://www.brasil-europa.eu


  2. A A.B.E. é entidade exclusivamente de natureza científica, dedicada a estudos teóricos de processos interculturais e a estudos culturais nas relações internacionais. Não tem, expressamente, finalidades jornalísticas ou literárias. É, na sua orientação teórico-cultural, a primeira do gênero, pioneira no seu escopo, independente, não-governamental, sem elos políticos ou religiosos, não vinculada a nenhuma fundação de partido político europeu ou brasileiro e originada de iniciativa brasileira. A Organização de Estudos de Processos Culturais remonta a entidade fundada e registrada em 1968 (Nova Difusão). A A.B.E. insere-se em tradição derivada de academia fundada em Salzburg pelos seus mentores, em 1919, sobre a qual procura sempre refletir.