Doc. N° 2322
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
113 - 2008/3
Resenha
Red Mercociudades Cidades - Encontro de Culturas - Visão da Diversidade V Concurso de Fotografía de la Red Mercociudades
Buenos Aires: Ministerio de cultura. Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires
A.A.Bispo
A Red Mercociudades é constituida de numerosas cidades da Argentina, do Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai: Argentina: General San Martin - Buenos Aires; La Plata - Buenos Aires; La Rioja - La Rioja; Mar del Plata- Buenos Aires; Morón- Buenos Aires; Paraná - Entre Rios; Malvinas Argentinas - Buenos Aires; Córdoba; Rosário - Santa Fé. Brasil: Juiz de Fora (Vice-Coordenação); Florianópolis; Belo Horizonte; Curitiba; Mossoró; Piracicaba, Porto Alegre; Rio Claro; Salvador; Recife; Santo André; São Carlos; Goiânia, Macaé; Joinville; Mauá, Brasília. Chile: Santiago, Valparaíso; Arica. Paraguai: Asunción. Uruguai: Montevideo; Tacuarembó, Salto. Em nome da Coordenação da Unidade Temática Cultura da Red Mercociudades, Susana Salerno lembra que, nos anos 2005 e 2006 a cidade de Buenos Aires teve a seu cargo a coordenação da unidade. A gestão teve como objetivo geral o desenvolvimento de projetos tendentes à integração cultural, como a Rede de Centros Históricos, a Rede de Museus, o Atlas de Festas e os Embaixadores Culturais. Nesse âmbito realizou-se o V° Concurso de Fotografias. Para o concurso, foram apresentadas 260 fotografias de várias cidades que compoem a rêde. Delas foram selecionadas 40. A Arq. Silvia Fajre, Ministra da Cultura do Govêrno da Cidade de Buenos Aires, abre o catálogo com um texto em castelhano e em português. Salienta que as fotografias selecionadas fazem com que o observador entre em contato com fragmentos de diferentes cidades e de seus habitantes. Esses fragmentos revelam instantes que, caso contrário, teriam escapado para sempre. As sensações seriam múltiples diante da diversidade que se expressa nos rostos, lugares, objetos e cenas da vida urbana. Essa diversidade estaria unificada pelo estranho das paisagens conhecidas e por outras novas aproximadoras de modos alternativos de vida. Assim, reafirma-se o valor da diferença, além da necessidade de um diálogo profundo e permanente com outros povos e culturas. Os rostos e lugares retratados falam do passado e do presente, reforçando os laços do espectador com a sua cidade e outras cidades em verdadeiro "encontro de culturas". O primeiro prêmio coube a uma fotografia da argentina Viviana d'Amélia. A artista captou um momento de duas pessoas que se defrontam num banco de jardim: um senhor de idade, de costas, cobrindo os olhos contra a luz e uma mulher relativamente jovem, de frente, com trajes negros, tatuagens e fetiches. O brasileiro José Vieira da Luz, de São Paulo, recebeu o terceiro prêmio com a foto "Nainry e Rudzaneh." Duas crianças, mestiças, sentadas em bancos deteriorados de um veículo, trazem cocares e pinturas corporais indígenas. Menção honrosa couba a João Villas Boas, de Minas Gerais com o trabalho intitulado "Conclamação da Diversidade". A obra apresenta duas imagens: ao alto, um regente clássico em pose patética, abaixo um menino mulato tocando tambor. Do Brasil são mencionadas no catálogo, com reproduções, obras de vários fotógrafos de Juiz de Fora, entre eles: Aelson Amaral (Praça é nossa), João Shubert Guedes (Sincronia) e Humberto Benachio Nicoleni (Festival Internacional de Teatro, Banda do Ze Tergira) Várias outras cidades estão representadas através de seus artistas: Mayli Colla (Libertad de Expresion 3) e Alice Rodrigues (Cores 1), de Curitiba; Romulo Correa (Banda de Ipanema) e Maria da Rocha Ferreira (Grafiteiros), do Rio de Janeiro; Marcelo Leite (Pessoas) e Sebastião Miotto (Confirmação), de Rio Claro; Sérgio Reghin Ranalli (S/T), de Londrina; Christian Rizzi (Abraço de paz), de Foz do Iguaçú; Mario Rui Feliciani (Caixa de Correio, Tropicos, Lucio Fontana) e José Vieira da Luz (Pintura Pataxó), de São PauloM; Antonio Silva Ferreira (Sincretismo 2), da Bahia.