Doc. N° 2299
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
111 - 2008/1
Contribuições e depoimentos
Três peças contemporâneas Uma abordagem estética preliminar
Calimerio Soares (2007) [1]
Resumo
O presente artigo é um estudo preliminar. Apresenta um prévio esboço histórico e analítico de três recentes obras contemporâneas: The Rhyme without Words (do compositor chinês Heng-Lu Yao), Adowa Fantasy (do compositor africano Cosmas Mereku) e Piano Trio (do compositor brasileiro Calimerio Soares).
1 - Introdução: Ao chegar à Universidade de Leeds em outubro de 1992 para dar início ao programa de doutoramento em composição musical, ali encontrei o chinês Heng-Lu Yao e, ano e meio mais tarde, vim a conhecer o africano Cosmas Mereku que iniciava então o seu programa de estudos. Dos cinco primeiros estudantes em composição musical buscando o título de Ph. D. (Doctor of Philosophy) naquela universidade, Heng-Lu, Cosmas e eu perfazíamos o seguinte quadro: representávamos, no sentido hemisférico Sul/Norte, três complexos culturais, ou sejam, o brasileiro, o africano e o chinês. Lembro-me de quando nossas composições eram publicamente executadas, havia um interesse maior da platéia por nossos trabalhos: Heng-Lu buscava uma constante relação entre os sons e a pintura chinesa; Cosmas por sua vez buscava a fluência e exuberância dos ritmos tradicionais africanos; de minha parte, buscava a justaposição de elementos melódico-rítmicos num contexto de música brasileira. The Rhyme without Words (para soprano, flauta, harpa, viola e violoncelo), Adowa Fantasy (música percussiva para tape e masterdrum) e Piano Trio (para violino, violoncelo e piano) são as peças aqui focalizadas e que representam uma importante resposta aos estudos por nós desenvolvidos em Leeds.
2 - Os compositores e suas obras: 2.1 - Heng-Lu Yao nasceu em 1951, em Beijing, China. Estudou música com seu pai, o compositor Si Yuan Yao. Bacharelou-se em composição musical na Universidade de Shanxi. De 1989 a 1994 viveu na Inglaterra, onde cursou o mestrado e o doutorado em composição musical na Universidade de Leeds. Presentemente, leciona composição e análise no Conservatório Central de Música em Beijing. THE RHYME WITHOUT WORDS (A Rima sem Palavras) Esta peça é um poema lírico. A implicação não é feita através de textos, certas sílabas curtas parecem possuir sentido único. O sentido global da peça poderia ser sentido através da integração do conjunto musical. As várias expressões sentimentais podem ser reveladas: contemplação e renovação num contexto de calmo envolvimento; o testemunho de louvor apaixonado pela vida humana, e assim por diante... A música é apresentada em suas funções contrastantes. Cada parte contém algumas mudanças dramáticas no decorrer de seu processo lírico-expressivo, que gradualmente alcança a técnica da pintura chinesa. Como uma flor de lótus boiando na água, a contextura densa apresenta-se como um pano de fundo e o discurso musical é embelezado pelo soprano e pela flauta. Um movimento curvo ascendente existe nas sete partes da peça (A-G) e eventualmente atinge o clímax, que poderia implicar num ideal profundo do caminhar da humanidade, continuado e esperançoso. (YAO, Heng-Lu) 2.2 - Cosmas W. K. Mereku nasceu em 1956, em Ghana, África Ocidental. Estudou na Academia Nacional de Música de Winneba, de 1978 a 1983, onde também iniciou sua carreira como professor. Em 1988, ganhou uma bolsa de estudos da Fulbright para cursar o mestrado na Universidade de Michigan, em Ann Arbor. Ali, estudou com renomados compositores americanos como William Albright, Laslie Basset e William Bolcom. De 1994 a 97, cursou o doutorado na Universidade de Leeds. Atualmente, ensina no Departamento de Música do University College of Education, em Winneba. ADOWA FANTASY Adowa Fantasy foi inspirada numa dança cortesã tradicional dançada pelos Asantes, na costa ocidental da África. O conjunto instrumental comporta sinos grave e agudo, Apetia (tambor pequeno), Apentema (tambor médio), três Donno (tambor ampulheta) e Atumpan (Mestre dos Tambores). O Mestre dos Tambores inicialmente recita um poema. Todos os modelos rítmicos possuem sua própria cor e, cada cor, o seu próprio matiz. (MEREKU, Cosmas) DRUM POETRY (POESIA PARA TAMBORES) Okofo Katakyi, Ye ma wo dammrifa Okofo Katakyi, Ye ma wo dammrifa Dammrifa, dammrifa due Obenfo Prempeh, ma wo homene so! Okofo Prempeh Katakyi, Ma wo homene so! Ma wo homene so! Ma wo homene so e! Obaa Yaa Asantewaa, Wo homene so! Kumasi Asante Kotoko Wok um apem a, apem be ba Wok um apem a, apem be ba Wok um apem a, apem be ba Grande Guerreiro, Nós o lamentamos Grande Mágico, Nós o lamentamos Possa sua Alma descansar em Paz Grande Filósofo, Prempeh! Mostre sua grandeza! Corajoso Guerreiro Prempeh! Mostre sua grandeza! Mostre sua grandeza. Nós o adoramos! Rainha Mãe, Yaa Asantewaa! Nós a adoramos! O Exército Nacional Asante Quando milhares morrem, milhares são repostos Quando milhares morrem, milhares são repostos Quando milhares morrem, milhares são repostos Obs.: O compositor ilustrou a dança com a participação de um casal de dançarinos de Ghana, vestido à caráter. 2.3 - Calimerio Soares - Sou natural de São Sebastião do Paraiso-MG (1944), onde iniciei meus estudos musicais. Sou graduado em piano e licenciado em música pela Universidade Federal de Uberlândia. Também, Doutor em Musica pela Universidade de Leeds (Inglaterra). Durante muitos anos, lecionei no Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolvi intensa atividade como docente. Presentemente, dedico-me à composição e à pesquisa musical, tendo vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. TRIO
Os movimentos são:
Lento espressivo Feroce Dolcissimo Alla brasiliana
Estruturalmente, a peça divide-se em quatro movimentos interligados e executados sem interrupção. No primeiro movimento, violino e violoncelo iniciam um diálogo expressivo, apoiado por acordes no piano. Esse diálogo progride a um clímax até o início do segundo movimento. Iniciando-se senza misura, o segundo movimento contém um vigoroso desenvolvimento contrapontístico entre os três instrumentos. Uma breve cadência executada pelo violino conduz ao terceiro movimento. Numa atmosfera doce e lânguida, os instrumentos desenvolvem um delicado diálogo entre si. O livre discurso musical é perturbado pelo desenvolvimento de acentuadas células rítmicas percutidas no piano, preparando a entrada do quarto e último movimento. Este movimento contém um forte caráter e estilo brasileiros. O desenvolvimento contrapontístico entre essas células rítmicas, alternando-se com os tempos livres (senza misura), conduz a peça ao seu ponto culminante. (SOARES, Calimerio) 3 - Uma visão estética: Para a contextualização de uma visão estética entre três obras musicais contemporâneas, há que se levarem em conta quatro aspectos de grande importância: 1º) a procedência dos compositores; 2º) as tendências estéticas de linguagem musical de cada compositor; 3º) o propósito da composição musical e 4º) o material musical e instrumental utilizado. No primeiro aspecto, é de suma importância conhecer-se os fatores culturais que envolvem o compositor, uma vez que cada ser humano é sempre produto do meio em que vive, trazendo consigo uma enorme carga de informações culturais desde a mais tenra idade. Quanto ao segundo aspecto, é importante considerar que, na sua formação acadêmica como musicista, o compositor procura desenvolver determinadas tendências de linguagem musical no sentido de tentar descobrir o seu próprio caminho, ou seja, a sua própria linguagem. No que toca ao terceiro aspecto, há que se levar em conta a intenção do compositor ao escrever determinada obra. Tal aspecto contribui grandemente para uma maior compreensão da mesma. Por último, o material musical (invenção melódico-rítmica) e instrumental (a paleta de timbres) utilizado pelo compositor estabelece o arcabouço da composição, fornecendo todos os elementos para o procedimento de uma análise da obra musical. Partindo destes aspectos, é possível contextualizar uma visão estética em relação a essas três peças musicais. Primeiramente, Heng-Lu, Cosmas e eu pertencemos a culturas distintas. Como compositores, estivemos temporariamente ligados a um mesmo trabalho de orientação, durante a nossa permanência em Leeds. Obviamente, cada um procurou dinamizar a sua própria linguagem musical a partir dos ensinamentos e estudos ali adquiridos. Cada peça possui a sua própria intenção: The Rhyme without Words objetiva uma interação entre os sons e a ausência do texto: os sons tornam-se palavras; Trecho de The Rhyme without words, de Yao, Heng-Lu
Adowa Fantasy busca a trajetória rítmica de uma dança cortesã tradicional africana; ADOWA FANTASY Algumas fórmulas rítmicas, por Cosmas Mereku.
Piano Trio procura estabelecer o discurso melódico-rítmico desenvolvido em quatro movimentos, como num grande improviso.
Início de Alla Brasiliana, do Trio de Calimerio Soares. Quanto ao material musical e instrumental selecionado e utilizado individualmente por cada compositor, as três peças apresentam - em termos composicionais - a preocupação com o controle dos elementos aleatórios utilizados em cada obra. Tal fato está ligado ao trabalho de orientação que recebemos do compositor Philip Wilby, assim como do que percebemos e estudamos sobre o assunto. Quanto ao aspecto melódico-rítmico, a melodia e o ritmo - para Heng-Lu - são partes integrantes da essência do discurso musical, no âmbito da filosofia e cultura chinesas. Para mim e Cosmas, melodia e ritmo são elementos mais contrastantes entre si, muito embora interligados por afinidades quase que congênitas. Portanto, existe uma convergência estético-musical entre as peças Adowa Fantasy e Piano Trio, enfatizada pela exuberância rítmica da música africana e de sua influência na cultura musical brasileira, sentida no último movimento do Piano Trio. 4 - Conclusão: As três peças aqui focalizadas inter-relacionam-se da seguinte maneira: 1º) quanto à independência e controle dos elementos aleatórios; 2º) quanto à pluralidade do discurso melódico (The Rhyme without Words e Piano Trio); e 3º) quanto ao rítmo (Adowa Fantasy e Piano Trio). Um estudo analítico mais aprofundado destas obras poderá trazer à luz aspectos estéticos mais detalhados, uma vez não percebidos neste estudo preliminar. 5 - Bibliografia: MEREKU, Cosmas W. K. Composition Folio & Commentary. Tese de Doutoramento em Composição Musical, Leeds (Inglaterra); Universidade de Leeds, 1997. ______________________. A musico-ethnological approach to composition: Ghanaian traditional drum patterns as a developing tool. Winneba, University College of Education/Department of Music, s/d (inédito). SOARES NETTO, Calimerio A. Composition Folio & Commentary. Tese de Doutoramento em Composição Musical, Leeds (Inglaterra): Universidade de Leeds, 1996. YAO, Heng-Lu. Composition Folio & Commentary. Tese de Doutoramento em Composição Musical, Leeds (Inglaterra): Universidade de Leeds, 1994.
[1] Calimerio Soares é compositor e professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Música pela Universidade de Leeds, Inglaterra. Membro da Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência e conselheiro do Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes e.V.