Doc. N° 2248
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
109 - 2007/5
Alemanha-Brasil Circuito euro-brasileiro de Baden-Württemberg
Policy. A dimensão do conteúdo e a orientação segundo o "output" na análise político-cultural
Karlsruhe 2007. Excursão de membros da A.B.E. pelos 20 anos da sessão de Schloss Burg a diplomatas e pesquisadores culturais Trabalhos preparatórios do Seminário "Pesquisa da Cultura e Política"
A.A.Bispo
Karlsruhe. A.A.B. 2007. (Fotos de A. A. Bispo) Karlsruhe: Ponto de partida das reflexões
A cidade de Karlsruhe é, pela sua disposição urbana, uma das mais expressivas concretizações arquitetônicas de concepções político-culturais da história das idéias e da cultura.
A sua história remonta a uma iniciativa do marquês Karl Wilhelm, do início do século XVIII. Tendo os franceses destruído, à época de Luís XIV o castelo de Durlach, esse nobre resolveu construir um novo palácio numa floresta de caça próxima. Apesar de ter conotação de um edifício de tranqüilidade e de serenidade (Carolsruhe), tornou-se representativo da posição política que emprestava a seu Estado e das novas correntes filosófico-culturais de sua época. A tranqüilidade aqui intencionada era mais do que simples expressão poética ou de intencionalidade recreativa. Tratava-se de um programa filosófico-cultural de estabelecimento de bases de um sistema de govêrno, para o qual, após período conturbado de falta de paz, a serenidade parecia ser pré-condição para a tomada refletida de decisões, para a segurança e a ordem. Para a população da nova cidade, o seu fundador trouxe colonos de diferentes confissões, de várias cidades da Alemanha. Karsruhe representa, assim um extraordinário caso de experimentação ao mesmo tempo arquitetônica, social, religiosa e político-cultural.
A concepção arquitetônico-urbanística do complexo é de grande clareza: o centro é constituído pelo palácio, marcado por uma torre octogonal (1715). Dele partem 32 ruas que cortam a floresta. 9 delas levam à cidade. Ao lado da imagem de raios que partem de uma fonte de luz, no caso o palácio, o projeto apresenta a figura de um grande leque urbano. A respeito dessa similaridade com um leque, corre uma lenda, segundo a qual o seu fundador teria procurado o leque perdido de sua mulher na floresta de Hardtwald e, adormecendo sob uma árvore, teria visualizado o futuro plano do palácio e da cidade. Questões do relacionamento entre Ilusão e Realidade, particularmente debatidas em estudos do Barroco e de sistemas político-culturais autoritários (veja outros artigos neste número) podem, assim, ser tratadas de modo particularmente sugestivo no exemplo de Karlsruhe.
Interpretações de conteúdo
Na estrutura urbana de Karlsruhe tem-se visto uma realização modelar de concepção absolutista do sistema político, no qual o soberano constitui o centro. A preocupação pela Unidade no projeto se manifesta não apenas na sua centralização mas também em outros pormenores. Assim, a altura e as características arquitetônicas de edifícios laterais foram precisamente determinadas.
Após a morte do fundador, em 1738, os seus sucessores mantiveram o planejamento urbano. Os edifícios, porém, construídos de forma mais sólida entre 1749 e 1781, apresentam resultados de modificações e reformas. Projetos de vários arquitetos foram integrados no plano definitivo; este foi obra de Friedrich v. Keßlau, discípulo de Philippe de la Guêpière, mestre-de-obras da Côrte de Stuttgart.
Bases barrocas e desenvolvimentos classicistas
Dentre os arquitetos que trabalharam na construção de Karlsruhe cumpre citar F. Weinbrenner, contratado por Karl Friedrich (1738-1811). Esse urbanista abriu uma estrada paralela ao palácio, rigorosamente retilínia, cortada em ângulo reto por uma via que parte do edifício central. Na praça do mercado, construiu-se uma pirâmide, inicialmente de madeira, para abrigar os restos mortais do fundador.
A igreja católica de Santo Estêvão (1808-1814), foi no seu pórtico de colunas e na disposição centralizada do espaço com cúpula, inspirada no Panteão romano. Para os protestantes, Weinbrenner planejou também uma igreja com pórtico de colunas e inspirada em templos romanos.
Relações com o Brasil
Múltiplos e antigos são os elos entre Karlsruhe e o Brasil. Entre as tarefas da pesquisa devem ser mencionadas aquelas relacionadas com a história da literatura e a do teatro no século XIX, época em que o Teatro da Corte de Baden foi dirigido por Eduard Devrient (1852-1870).
Entretanto, o principal significado de Karlsruhe para os estudos culturais relacionados com o Brasil deve ser visto mais em nível teórico pelas possibilidades que oferece para estudos dedicados à realização de visões e suas expressões urbanas. Esse tipo de estudos não precisa necessariamente ser dirigido a comparações de projetos urbanos específicos de cidades planejadas (Belo Horizonte, Brasília, e outras). Pode ser direcionado a questões mais genéricas, por exemplo àquelas relacionadas com problemas de orientação e de reconhecimento de orientações político-culturais em projetos urbanos.
Policy e a orientação segundo o "Output" no processo político-cultural
O termo inglês Policy vem sendo empregado também em outros idiomas para designar uma dimensão do complexo político que diz respeito ao conteúdo, aos objetivos, à programática, às atividades respectivas e aos resultados delas decorrentes. Distingue-se-com esse termo, uma dimensão distinta daquelas designadas pelos termos Politics e Polity.
A Policy poderia ser ordenada segundo áreas ou ramos, tais como Política Ambiental, Política Educativa, Política Econômica e, entre outras, também Política Cultural. Na pesquisa politológica da cultura, o interesse das investigações se dirige aqui ao questionamento e à análise de disposições referentes aos valores e àquilo que é alcançado. A pesquisa da Policy não se restringe a instituições do govêrno ou da administração. Pode ser considerada também com relação a outras instituições. Essa esfera do complexo do Político corresponderia a uma disposição do indivíduo dirigida ao Output do processo sistêmico. Ou seja, quando a sua atitude seria dirigida à avaliação do trabalho e do desempenho, por exemplo do govêrno, da administração, do parlamento e de organizações em geral. O interesse seria aqui para aquilo que por fim resulta de concreto. Sob a perspectiva da análise cultural, pode-se-ia dizer que um indivíduo ou uma configuração sócio-cultural de orientação marcadamente dirigida ao Output teria, em caso extremo, o que se poderia dizer de síndrome de desempenho ou de performance. Do ponto de vista da cultura musical, por exemplo, um direcionamento à Policy colocaria em primeiro plano de interesse o desempenho qualitativo e programático de orquestras, coros, solistas, o resultado do ensino musical nos estabelecimentos dos vários níveis, as medidas destinadas a garantir a sua efetividade, tais como sistemas de inspeção do ensino artístico, de fixação de programas, da ordem de sua consecução, dos exames, da manutenção ou melhoramento do nível dos examinandos e diplomandos, do exercício legal da profissão, etc. Tem-se mencionado que uma atenção dirigida sobretudo ao Output, à dimensão da Policy, corresponderia a um condicionamento ou a uma concepção de Estado com cunho de autoridade, ao contrário de um posicionamento dirigido ao Input, próprio sobretudo de atitudes de participação democrática.
Policy no estudo da cultura política e da análise cultural no Brasil
Sob esse pano de fundo, seria de se entender, no exemplo acima, a atenção dada à Policy em determinadas fases do passado político brasileiro dos anos trinta e quarenta, quando se desenvolveu, por exemplo, um sistema altamente desenvolvido de regulamentação e contrôle do ensino musical nos conservatórios, com instituições como Serviços de Fiscalização Artística e toda uma complexa e abrangente rêde de fiscais e inspetores que cuidavam da observação dos programas, do correto desenrolar de provas e exames, e da expedição ou registro de diplomas.
Essa atenção pela Policy também pode ser percebida em sistemas de fomento de coros em regimes autoritários, na instituição e coordenação de uma rêde dessas instituições de exercício prático da música em cidades e em estados, da realização de concursos e outras medidas de incentivo e de contrôle de nível. Um acentuado direcionamento à esfera da Policy parece ter determinado em grande parte a cultura político-musical em longas fases da história da América Latina, o que seria também fácil de ser compreendido pela freqüência de regimes autoritários nos vários países. Muito mais do que na Europa, os países latino-americanos chegaram a contar com densas e bem organizadas - e controladas - rêdes de conservatórios, de corporações musicais e coros, com uma - para olhos europeus - incrível atenção a programas e à organização formal do ensino. Talvez seja essa orientação à Policy , ao desempenho, que levou a América Latina à formação de um grande número de notabilíssimos virtuoses, sobretudo em piano. Numa análise histórico-cultural, considerando-se a importância da formação instrumental nas atividades missionárias, poder-se-ia dizer que desde o início se implantou uma mentalidade que dava privilégio a uma atitude segundo o Output, à Policy .
Papel disciplinador de instituições
É sobretudo com relação à Policy que se levanta a questão do significado da disciplina e do papel disciplinador das instituições. Nessa análise ter-se-ia, portanto, a possibilidade de se aplicar de forma produtiva argumentos e aspectos da reflexão relativas ao Poder (M. Foucault).
O estabelecimento de um sistema integrativo de acentuado direcionamento à Policy e a socialização de gerações segundo essa orientação ao Output teria servido, especialmente na América Latina, a funções controladoras e disciplinadoras, apesar de todas as aparências em contrário e que sugerem uma alta participatividade na consecução de suas expressões simbólicas. Entretanto, é por demais esquemática e superficial a equação "disposição Output" = sentido de subalternidade, vassalidade e sujeição / "disposição Input" = conscientização político-democrática.
Representaria uma expressão de superficialidade na análise cultural concluir que um determinado indivíduo ou grupo, a partir de um maior ou menor interesse pela performance e pelo conteúdo tivesse uma maior disposição à submissão. Seria também superficial concluir que uma maior participação em processos representasse necessáriamente potencial democrático. Uma compreensão menos esquemática das dimensões do Político salientaria o caráter processual do todo e a interdependência dos momentos que dizem respeito ao Input, ao sistema e ao Output. A disposição à participação, ao fazer e tomar parte de um processamento pode ser resultado e ser parte integrante dos mecanismos de um sistema, e este ser determinado basicamente segundo o Output. Um exemplo dessa situação é o das expressões tradicionais de folguedos de fundamentação católica da América Latina. Apesar do pêso à participação de um lado, e da relevância do sistema de estruturação simbólica de outro, o direcionamento é dirigido ao Output, ao conteúdo, aos valores e ao desempenho e normas.
Esse fato pode servir de advertência: a orientação segundo o Output, ao conteúdo, à performance, nem sempre é evidente, necessitando ser eruida através de análises. Aqui residiria uma das principais tarefas da análise cultural. No caso específico das reflexões encetadas a partir de Karlsruhe, poder-se-ia dizer que a intenção do seu fundador, determinando de forma tão precisa e clara o plano urbano, teria sido expressão de uma disposição político-cultural orientada segundo objetivos, segundo o conteúdo, ou seja, segundo o Output. Isso corresponderia, certamente, às tendências do absolutismo na política européia da época. Segundo esse critério de análise, outras cidades marcadas por preciso planejamento de cunho geométrico, sobretudo radial ou segundo visões abstratas e inspiradas em estruturas da mecânica ou da técnica permitiriam igualmente reconhecer intenções ou disposições totalitárias. Que tal procedimento é por demais genérico e pouco diferenciado é fato que não precisa ser salientado. As discussões terão prosseguimento.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).