Doc. N° 2194
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
107 - 2007/3
Tópicos Multilaterais Alemanha-Brasil
Universo do Plattdeutsch na história das mentalidades sob a perspectiva da imigração
Neubrandenburg: À procura do universo cultural de Fritz Reuter (II). Jornadas da A.B.E. Circuito de estudos euro-brasileiros de Mecklenburg e Pomerânia Ocidental. A.B.E.
Os estudos culturais nas comunidades de descendentes de imigrantes alemães no Brasil - assim como também de outros grupos não-latinos - defrontam-se com problemas teóricos e metodológicos ainda mais complexos do que aqueles que se colocam relativamente à sociedade brasileira de origem românica em geral ou desenvolvida a partir de processos marcados pela anterior colonização portuguesa.
No presente, constata-se, em várias regiões de antigos imigrantes, uma intensificação dos interesses pela história cultural e, sobretudo, pelo estudo da língua dos antepassados e das expressões culturais tradicionais. Essa nova fase das atenções ocorre em período de esforços de atualização teórica dos estudos culturais.
Uma das questões que se colocam é aquela da adequada consideração de concepções culturais transplantadas para o Brasil que valorizavam a cultura do homem do povo, as tradições culturais regionais e que possuiam ideais comunitários e educativos que legitimavam a formação de sociedades culturais, recreativas e desportivas, cultivando sobretudo um espírito de humor e alegria.
O estudo de autores que representaram esse universo cultural, quase que um movimento de cunho subcultural na Alemanha, surge como uma necessidade para o estudo da história cultural e das mentalidades nas regiões de antiga imigração no Brasil. No rol desses autores, o nome de Fritz Reuter apresenta-se como de particular significado.
"O mundo dos desconsiderados, dos pequenos, foi o seu mondo. 'Creio', diz ele em Schurr-Murr (em Hannesiken), ' que nós nos confrontamos, nas classes mais inferiores, com a virtude e com vício na sua maior nudez, livre dos trajes que os encobrem e que se costuma denominar de 'considerações', 'condições', até mesmo de 'formação', e que por isso necessariamente nos parecem mais poéticos." (Adolf Wilbrandt, "Fritz Reuters Leben und Werke", Fritz Reuters Werke, 2 vols., Doetinchem: Weißenturn, 1-34, 34)
Após ter realizado uma visita de estudos à cidade de Tremptow para a consideração in loco da situação na qual se originaram as primeiras de suas populares obras em baixo-alemão, a A.B.E. deu prosseguimento Às reflexões na cidade de Neubrandenburg, cidade que conheceu o apogeu da obra de Reuter e onde até hoje se mantém viva a memória desse autor e onde a sua antiga casa é marcada por placa comemorativa.
F. Reuter em Neubrandenburg
Em 1856, Fritz Reuter e sua mulher Luise mudaram-se de Tremptow à vizinha Neubrandenburg, atuando como professor e adquirindo renome na vida cultural da cidade. Em 1863, fixaria residência em Eisenach.
As suas principais obras foram Ut de Franzosentid, de 1859, uma descrição humorística da época do domínio francês (1813-1815), Ut mine Festungstid, em 1861, um relato cheio de humor do período de sua prisão, e, em Ut mine Stromtid (1862-64), uma discrição da vida pequeno-burguesa e camponesa em Mecklenburg.
Os tipos populares por êle reproduzidos e recriados colaboraram para a sensibilização por questões da cultura popular e dos problemas sociais das camadas menos favorecidas da sociedade.
Quando Reuter se estabeleceu na cidade, em abril de 1856, esta não lhe era estranha. Tinha vínculos com o impressor de seu Unterhaltungsblatt, o que levara a estar na cidade várias vezes.Durante um jubileu do burgomestre, em 1855, encontrou-se com autoridades da cidade. Pretendia viver como mestre particular de matemática e linguas. Também a sua mulher teve dificuldades para encontrar alunos de piano.
Escreveu três comédias, das quais a primeira, Onkel Jakob e Onkel Jochen, em agosto de 1856, e uma segunda, Blücher in Teterow. A terceira, Die drei Langhänse, em 1859. Após a falta de sucesso de uma posse que escrevera para o mestre-capela Rudolf Schoeneck, com música, executada em Rostock, em 1858, abandonou as suas aspirações teatrais.
Grande obra em dialeto, plattdeutsch, foi Kein Hüfung, escrita "com o seu sangue de coração em interesse de uma humanidade sofredora", obra que êle próprio considerava como sendo a melhor de sua produção. Entretanto, foi mal recebida pela nobreza e pela ortodoxia de Mecklenburg. Um crítico a considerou como ofensiva à religião, uma expressão de abuso da liberdade de imprensa.
A questão polêmica da verdadeira cultura da linguagem popular
Klaus Groth, que desde o aparecimento do seu Quickborn era considerado como sendo o grande especialista no uso do dialeto, procurou desqualificá-lo nas suas Cartas sobre Hochdeutsch e Plattdeutsch (1858).
Numa resenha da época, a comparação entre os dois autores salienta o aspecto muito mais popular de Fritz Reuter. Klaus Groth estraria na maioria de seus poemas ainda sob oa influência da formação moderna alemã erudita e esta contrastaria com o do dialeto. Fritz Reuter, pelo contrário, seria und Plattdeutscher no seu todo, êle pensaria e sentiria em plattdeutsch, ou melhor, na fala de Mecklenburg. Assim como a sonoridade do Plattdeutsch de Mecklenburg se distinguiria do tom mais macio, do Platt de Holstein, usado por Klaus Groth, assim havia uma diferença entre as duas esferas culturais sob o aspecto espiritual e moral.
O humor na visão histórico-regional
Em novembro de 1859, Reuter publicou, sob o título de Olle Kamellen. Twei lustige Geschichten, um primeiro conto em prosa em dialeto, alcançando grande popularidade no povo alemão e repercutindo-se também na imigração. Em 1860 surgiu o seu Hanne Nüte un de lütte Pudel, em versos.
Nesse período de grande produtividade de Neubrandenburg, Reuter pensava em escrever uma História ou Pré-História satírica de Mecklenburg, curioso intento que infelizmente permaneceu em estado fragmentário. Em 1862, publicou-se o segundo volume de Olle Kamellen.
Importância das gravuras na transmissão da cultura popular
Apesar de seus problemas com o alcoolismo, Fritz Reuter tornou-se não apenas um tipo popular como também uma personalidade acatada de Neubrandenburg. Em viagem a Hamburgo, intensificou as suas relações com Otto Specker, o ilustrador do Hanne Nüte. As gravuras que ilustram as obras de Reuter muito contribuiram para a sua popularidade e influenciaram quase que tanto como os seus textos a caracterização de uma esfera cultural que se transplantaria também para o Brasil. Para a sua popularidade em outras regiões continuava também a desempenhar importante papel as suas viagens e o seu empenho pela ginástica. Em 1861, realizou uma excursão por várias cidades alemãs, pelo Reno, pela Turíngia, indo a Leipzig e Berlim. Aqui, por ocasião de uma festa ginástica em homenagem a Jahn, o grande nome do movimento, participou de uma corrida na Hafenheide. Foi nessa época que visitou Jakob Grimm, recebendo do maior estudioso de lendas, estórias e tradições populares alemãs preito de reconhecimento.
Apesar de sua popularidade entre jovens e idosos na sociedade de Neubrandenburg, apesar de ter sido nomeado doutor em filosofia honoris causa pela universidade de Rostock e receber outros títulos e homenagens diversas, F. Reuter permaneceu simples, cortês e modesto.
(...)
Os estudos relativos à história das mentalidades em contextos interculturais nas relações Alemanha-Brasil deverão ter prosseguimento.
A.A.Bispo
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).