Doc. N° 2206
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
107 - 2007/3
Tópicos Multilaterais Suécia-Alemanha-Brasil
Svenska vägen (Estrada da Suécia) Gustav II° Adolf da Suécia e a história interreligiosa e intercultural Estudos culturais de minorias evangélicas no Brasil
Prenzlau. Jornada de estudos da A.B.E., 2007
A.A.Bispo
Dentre os complexos temáticos que merecem particular atenção nos estudos culturais da atualidade encontra-se aquele que diz respeito às minorias culturais e religiosas, sobretudo se associados com a questão da imigração e da diáspora. No estudo histórico-cultural do Brasil nas suas relações com a Europa, essas questões se levantam em particular com relação às minorias constituídas por protestantes entre os imigrantes do passado e seus descendentes. Nos estudos culturais da imigração, os aportes dos estudos culturais referentes a problemas de minorias aguçam a sensibilidade dos estudiosos para o tratamento distinto que deve ser dado a grupos evangélicos e católicos no processo de integração e de diferenciação cultural.
A esse estudo cultural das minorias pertence também aquele das rêdes de contactos e das organizações que atuaram e atuam internacionalmente. Uma entidade que se dedica especificamente às minorias evangélicas nas várias partes do mundo é a Gustav-Adolf-Werk. Essa organização desempenhou considerável papel na história das comunidades evangélicas alemãs no Brasil. Foi com o auxílio da sociedade Gustav Adolf, fundada em 1932, que, partir de 1864, a Sociedade Evangélica para os alemães protestantes na América do Sul (Evangelische Gesellschaft für die protestantischen Deutschen in Südamerika), fundada pelo inspetor de missões Dr. Fabri, na cidade de Barmen, enviou pastores e professores ao Brasil que exerceriam considerável influência nas comunidades de imigrantes no país.
No sentido de tecer reflexões sobre as múltiplas relações interculturais e interconfessionais que se depreendem dessa atuação, a A.B.E. realizou uma visita à exposição dedicada a Gustav Adolf pelo convento dominicano - museu histórico-cultural da cidade de Prenslau na igreja de Sta. Maria. Essa igreja, situada na "Estrada Sueca", é um dos poucos monumentos que restaram da destruição sofrida pela cidade em fins da Segunda Guerra Mundial.
Os elos entre a Igreja de Santa Maria de Prenzlau e o rei da Suécia explicam-se pelo fato de terem sido ali abrigados os restos mortais desse rei, de 20 a 22 de dezembro de 1632, após a sua morte no campo de batalha próximo à cidade de Luetzen durante a Guerra dos 30 Anos. Dali, a viúva Eleonore levou-o para ser sepultado em Estocolmo.
A exposição, de tema "O Rei sueco Gustav II° Adolf em Prenzlau: A Reformação, os Suecos e o Uckermark", tratou de aspectos da propagação e da permanência da Reforma na história européia, da história política e militar, em particular da batalha de Lützen, do cortejo fúnebre de entrada em Prenzlau.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).