Doc. N° 2217
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
107 - 2007/3
Resenha
Candida Höfer. Brazil Series. Art Cologne, October 28- November 1, 2005. Galleri K, Oslo: 2005
Esse catálogo , publicado em 2005 pela Galleri K (Oslo), contém, em excelente qualidade de impressão,11 imagens de interiores de igrejas teatros e bibliotecas do Brasil, uma relação com a menção das respectivas dimensões originais das fotos expostas, biografia e bibliografia da artista, agradecimentos e dados relativos à produção e possibilidades de contatos. Responsáveis pelo design foram Silke Fahnert e Uwe Koch, pela produção foi Ralph Müller, Düsseldorf. O catálogo foi impresso na Alemanha, Printmanagement Plitt, Oberhausen. O catálogo inclui as seguintes fotografias: 1. Igreja e Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro I 2. Ordem 3a Secular de São Francisco da Bahia. Salvador/Bahia I 3. Theatro Municipal do Rio de Janeiro I 4. Igreja de São Francisco de Assis. Salvador/Bahia III 5. Igreja da Ordem Terceira Secular de São Francisco. Salvador/Bahia II 6. Igreja de São Francisco de Assis. Salvador/Bahia I 7. Catedral Basílica de Salvador. Salvador/Bahia I 8. Theatro Municipal do Rio de Janeiro II 9. Igreja de São Francisco de Assis. Salvador/Bahia II 10. Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro VI 11. Theatro Municipal do Rio de Janeiro III Candida Höfer, que estudou na Academia de Artes de Düsseldorf filmagem com Ole John e fotografia com Bernd Becher, já teve obras expostas em diversos museus e galerias, tais como Kunsthalle Basel, Kunsthalle Berne, Hamburger Kunsthalle, Kestnergesellschaft Hannover, Portikus em Frankfurt a. M., e Power Plant Toronto. Em mostras coletivas, esteve representada em exposições no Museum of Modern Art, em Nova Iorque, no Kunsthaus Bregenz e no Museum Ludwig, em Colonia. Participou do documenta 11. Em 2003, representou a Alemanha, juntamente com Martin Kippenberger, na Bienal de Veneza. Para a execução de suas fotografias no Brasil, contou com apoios do Goethe Institut do Rio de Janeiro e de Salvador, assim como da Fundação Bienal de São Paulo. O trabalho fotográfico de Candida Hofer documentado neste catálogo pode ser considerado como sendo de excepcional significado, também sob o ponto de vista dos estudos culturais. Com a sua sensibilidade em também considerar edifícios de cunho historicista de fins do século XIX e início do século XX, em geral desvalorizados no seu significado estético e cultural no Brasil, percorre caminhos novos e contribui à superação de uma imagem unilateral da arquitetura brasileira.
A.A.Bispo