Doc. N° 2126
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104 - 2006/6
Sabedoria/Cultura entre o Românico e o Gótico
Wetzlar: transformações nas expressões culturais medievais
No âmbito do Circuito de Estudos Euro-Brasileiros na região de Hessen, da Academia Brasil-Europa, realizou-se uma visita à Wetzlar, cidade já considerada em trabalhos ali efetuados nas décadas de 70 e 80. O alvo principal das reflexões foi a catedral, hoje utilizado tanto por católicos como protestantes, um edifício dos mais significativos da história da arquitetura catedralícia da Europa.
O principal interesse desse templo para reflexões de cunho histórico-cultural relativos à transformação de expressões e concepções reside no fato de estar incompleto, apresentando partes da antiga edificação românica e partes da igreja gótica que deveria substituí-la. A grande torre do Sudoeste foi apenas completada no século XVI.
No contexto do tema do circuíto euro-brasileiro de estudos, tratou-se especialmente de considerações relativas às mudanças nas expressões e representações à luz da relação entre sabedoria e cultura na cultura cristã medieval e suas possíveis extensões nos países de extensão cultural européia na América Latina.
As partes mais antigas da catedral de Wetzlar remontam ao ano de 897 e, singularmente, muito cedo iniciou-se uma história de sucessivas transformações, reconstruções, ampliações, inovações e substituições que marcariam a história da catedral através dos séculos. Sem diminuir o seu valor cultural por não ser obra homogênea e acabada, pelo contrário, a catedral deve ser apreciada pelo fato de apresentar superposições, integrações e interações de projetos e concepções. Procurou-se, entre outros aspectos analisar, à luz do tema, nas diversas fases concretizadas da obra, os vínculos apontados pelos historiadores da arte com igrejas de Marburg e Herford - visitadas no decorrer do Circuíto - , Colonia e Paderborn.
Uma especial consideração histórico-cultural foi dedicada ao "Portal do Paganismo" e à representação medieval da lenda de S. Aleixo, tão relevante para os estudos relativos à América Latina e à África.
A interação de formas de expressão - e concepções do complexo Sabedoria/Cultura em tradições românicas e góticas, aqui estudado, contribui para a adoção de uma atitude menos impregnada de concepções guiadas por categorizações estilísticas no estudo histórico-arquitetônico, posição esta de particular significado para a apreciação de construções em países de formação colonial.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).