Doc. N° 2138
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
104 - 2006/6
Sabedoria e cultura, pansofia e educação
Herborn
Circuito Euro-Brasileiro de Estudos Culturais de Hessen
No âmbito do Circuito Euro-Brasileiro de Estudos Culturais de Hessen, a Academia Brasil-Europa colocou no centro das reflexões o par de conceitos Sabedoria e Cultura. Esse tema foi considerado à luz dos trabalhos anteriormente realizados no Circuito Euro-Brasileiro de Berg, quando as atenções foram dirigidas às implicações culturais da mudança confissional, fenômeno de atualidade no Brasil. O novo ciclo procurou, assim, tratar da questão do relacionamento entre Sabedoria e Cultura em função de situações histórico-culturais marcadas pela Reformação no passado.
A cidade de Herborn tem a sua história cultural e o seu significado como centro irradiador de idéias e tendências marcados pela fundação de uma universidade teológica evangélica, em 1584.
O tema específico particularmente salientado nas reflexões disse respeito à questão da Sabedora e da Cultura na História da Educação e na vida do homem, sobretudo na assim-chamada terceira idade. A crescente importância de pessoas mais idosas na sociedade e na cultura do Brasil e da Europa tem sido reconhecida em vários níveis; instituições culturais e universidades procuram corresponder a esse desenvolvimento através de eventos e cursos especializados. No Circuito de Estudos Culturais em questão procurou-se tecer considerações a respeito da historicidade das concepções a respeito do Homem em idade avançada, de suas formas de expressão e de organização da vida. O estudo histórico-cultural das concepções correspondentes revela-se como de importância para a análise bem fundamentada de propostas da atualidade e para a abertura de novas perspectivas.
Um nome de relevância para o assunto está estreitamente ligado à história de Herborn e de sua universidade teológica. Trata-se de Johann Amos Comenius (Niwnitz 1592- Amsterdam 1620). As concepções de Comenius desenvolveram-se no contexto intercultural de sua vida. Nascido na Morávia, procurou dar continuidade a seus estudos teológicos na Alemanha, mais especialmente em Herborn. O interesse de Comenius por reformas pedagógicas não pode ser separado de sua orientação teológica. De Herborn, dirigiu-se a Heidelberg, onde estudou com mestres vinculados à corte de Frederico V°. Em 1614, retornou à Morávia, tornando-se professor e pregador na "Comunidade dos Irmãos" da Boêmia. Durante a Guerra dos Trinta Anos, viveu na Polonia, Inglaterra, Suécia e Hungria.
No sistema pedagógico de fundamentação teológica de Comenius, toda a vida do Homem representaria uma preparação para o retorno à plenitude de Deus, estando orientada para a última vinda de Cristo nos fins dos tempos. Pansofia e Educação deveriam estar a serviço dessa preparação contínua do Homem. Assim, toda a vida seria uma escola, uma propedêutica para a vida eterna, essa sim a verdadeira Academia.
As concepções de Comenius foram consideradas de forma contextualizada sob o pano de fundo da história cultural de Herborn. Particular atenção foi dada à antiga Escola Superior, hoje museu de estudos regionais. Tendo sido Rathaus até 1588, apresenta no seu pavimento térreo uma grande sala de aula com retratos de professores e vultos locais.
Os trabalhos de consideração culturológica e intercultural da história da Educação deverão ser prosseguidos.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).