Doc. N° 2109
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
103 - 2006/5
Arqueologia da espiritualidade e estudos culturais comparados Universos culturais submersos em processos de mudança confissional Wiedenest, Bergneustadt
Circuito euro-brasileiro de estudos culturais
A igreja de Wiedenest, hoje evangélica, foi, no longínquo passado católico da região, alvo de romarias populares. O centro religioso originou-se no século XII, então em região rural afastada. Com a Reformação, as formas tradicionais de religiosidade popular foram em grande parte modificadas.
Somente em 1963 é que foram descobertas as pinturas murais que outrora serviam à ilustração e à devoção dos romeiros que vinham a essa igreja. Essas pinturas constituem hoje um dos mais ricos conjuntos pictóricos-murais do período gótico tardio.
Essas expressões visuais do cosmo cultural do passado pré-reformatório permitem, hoje, uma análise e interpretação mais sensível do edifício. Entretanto, para que se melhor possa compreender o repertório das imagens, nas suas múltiplas conotações e nos seus sentidos espirituais, torna-se necessário a adoção de uma perspectiva mais ampla, utilizando-se dos resultados dos estudos de expressões culturais desse antigo universo ainda vivas na América Latina.
Esse foi o objetivo principal das reflexões encentadas em Wiedenest. As pinturas murais dessa igreja foram analisadas na sua programática comparando-as com representações conhecidas da linguagem visual de folguedos tradicionais do Brasil.
A análise hermenêutica de expressões lúdicas latino-americanas contribui, assim, aos estudos da história da arte européia. Isso diz respeito, sobretudo, à apreciação de complexos simbólicos que possuem sentidos hoje já não mais imediatamente reconhecíveis por falta de experiência cultural adequada.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).