Doc. N° 2113
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
103 - 2006/5
Focalizações interculturais na análise de programas teológicos de imagens Marienhagen, Wiehl
Circuito euro-brasileiro de estudos culturais na região de Oberberg e no Vale do Agger
Na pequena aldeia de Marienhagen, município de Wiehl, Renânia do Norte/Vestfália, há uma construção de particular interesse para uma história das artes orientada segundo critérios de uma historiografia das mentalidades.
Uma perspectiva mais ampla da História da Arte, abrangendo também as obras menores, do passado quotidiano e, sobretudo, as expressões culturais das comunidades rurais, exige, porém, perspectivas e métodos de natureza culturológica e comparativa.
A consideração das extensões da cultura européia e suas transformações na América Latina pode abrir caminhos para os estudos da arte européia assim compreendidos. Esse foi o tema da visita realizada no âmbito de um circuito de estudos programado pela A.B.E..
A pequena igreja de Marienhagen foi fundada ao redor de 1300. O seu principal interesse reside nas suas pinturas murais, datadas do século XIV. Uma análise do programa pictórico dessas representações, menos bem conservadas do que em outras "igrejas coloridas" (Bunte Kerke) da região, demonstra a importância das imagens relativas à adoração dos três reis magos, da coroação de Maria e dos apóstolos.
Salientou-se, neste contexto, a relevância extraordinária da época do Natal e da Epifania no repertório cultural conservado na América Latina. Esse ciclo do ano litúrgico, do Advento ao 6 de janeiro, com as suas extensões até o Carnaval, representa o ponto de partida para a análise e compreensão do repertório de imagens transmitido pela tradição e de sua fundamentação bíblica.
Essa perspectivação do ano religioso, hoje modificada na Europa e também nos grandes centros da América Latina, abre portas para a análise adequada do universo cultural do passado europeu. As múltiplas relações entre a adoração dos três magos com suas implicações antropológicas e as concepções marianas foram discutidas com base em exemplos do populário de diversos países latino-americanos, em particular do Brasil.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).