Doc. N° 2100
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102 - 2006/4
Da correspondência
Projeto músico-cultural em zona periférica de São Paulo
Assunto: Pedido de sugestões para projeto músico-cultural em zona periférica de São Paulo, centralizado em igreja paroquial, porém independente. Resposta: (...) Em geral, a atuação da nossa instituição é teórica, mas cremos que, no caso, algumas reflexões sobre possibilidades na prática são mais indicadas. Caso for do interesse, podemos enviar indicações de livros sobre questões culturais em contextos urbanos periféricos. Cremos que, no caso, seria necessário: 1. do ponto de vista histórico - considerar a história da implantação e do desenvolvimento do bairro nos seus vínculos com os bairros vizinhos - considerar a história da implantação e do desenvolvimento da paróquia 2. do ponto de vista étnico e social - considerar a formação populacional dos habitantes do bairro. Por exemplo se constituído sobretudo por imigrantes, por migrantes (por ex. nordestinos) ou por pessoas vindas de outros bairros e, no caso, de quais. Considerar em linhas gerais a porcentagem de habitantes de ascendência afro-brasileira 3. do ponto de vista comunitário - considerar a música praticada até hoje na Igreja - considerar as possibilidades reais da prática musical (há órgão, harmonium, instrumentistas disponíveis, coro, cantores solistas, conjuntos mixtos?). Que livros de canto existem na Igreja? Há livros antigos, por exemplo de canto gregoriano, livros de canto em português, o hinário atual, partituras? (Seria necessário fazer um inventário para a formação da biblioteca e conservar todo e qualquer livro e documento musical) - saber quais são as pessoas com formação musical atuantes. Com quem estudaram? Que posições defendem? - saber qual é a posição do clero local e o seu interesse pela música - considerar a participação atual da comunidade nos cantos litúrgicos. Que livros são empregados? São cantos do repertório da música pastoral, acompanhados por violão? Quem os introduziu? - saber se há cantores de mais idade que participam tradicionalmente em atos paralitúrgicos ou em procissões (por ex. Verônicas?). Há uma banda musical no bairro ou na região que acompanha tradicionalmente as procissões? Houve alguma no passado? Há material musical correspondente nos arquivos dessas bandas (marchas religiosas, hinos, etc.?) 4. do ponto de vista de pesquisa de campo - saber se há ou houve grupos de cultura católica tradicional na região, tais como de folias de reis, folias do divino, cantores de ladainha, dança de Santa Cruz, dança de São Gonçalo, congadas, etc. Seria importante detectar possíveis pessoas que praticam ou conheceram tais tradições. - saber quais são as tradições religiosas e os cantos dos moradores vindos de fora, sobretudo nordestinos. Possuem eles tradições religiosas familiares, tais como ladainhas cantadas em casa, orações cantadas de mesa, benditos, hinos religiosos tradicionais que sabem de cor, etc.? - saber se há grupos de teor sincretístico entre os paroquianos. Qual é a importância da umbanda, por exemplo, que cantos praticam? - saber qual é a força de movimentos protestantes, sobretudo pentecostais. Que cantos praticam? É possível obter materiais? (somente com base nessas informações será possível estabelecer um procedimento musical, seja diferenciador, seja de aproximação) 5. do ponto de vista religioso - considerar não apenas as principais festas do ano litúrgico, mas sim também as festas de devoção particular da igreja local (resgatar hinos antigos, levantar novos, ladainhas, vésperas, sete horas de agonia etc.) - considerar, no caso, com particular atenção o repertório mariano em geral. Procurar, se possível, desenvolver estudos sobre a espiritualidade relacionada com a padroeira em geral e, em particular, em São Paulo. Procurar entrar em contacto com outras igrejas da mesma denominação, ou de ordens terceiras. Procurar incluir, se possível repertório de compositores do passado paulista. Estas são algumas sugestões que nos ocorrem num primeiro momento. Como pode perceber, cremos ser muito importante que a prática musical se fundamente na realidade cultural da comunidade, resgatando a sua memória e procurando novas possibilidades para o futuro. Cremos, também, que uma ação diferenciada seria a mais indicada (também com coro para ocasiões festivas com ou sem acompanhamento instrumental, com repertório tanto atual quanto antigo, se possível até mesmo um grupo de canto gregoriano com peças do repertório mais conhecido).
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