Doc. N° 2103
Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
102 - 2006/4
Prismas e interatividades Reflexões no Museu Interactivo de la Música de Málaga MIMMA Comemorações Mozart e D. Schostakowitsch
As instituições integradas à Academia Brasil-Europa inserem-se em tradição estreitamente ligada ao estudo da vida, da personalidade, da obra e da recepção de Mozart (Salzburg, 1756 - Viena, 1791). Por esse motivo, as datas comemorativas do grande compositor vem sendo consideradas em eventos de cunho científico-cultural, tais como aquelas do ano 1991, relatadas em números anteriores deste órgão. No âmbito das comemorações dos 250 anos do nascimento de Mozart, no corrente ano de 2006, os trabalhos focalizam sobretudo questões culturais intereuropéias de projeção internacional relacionadas com os estudos mozartianos. Outro centenário comemorado no corrente ano é o de Dmitri Dmitrijewitsch Schostakowitsch (1906-1975). O confronto entre dois compositores de épocas, regiões e contextos tão diversos pode ser sugestivo para considerações transepocais no âmbito da estética e dos estudos culturais. Pelos centenários, obras de Mozart e Schostakowitsch foram incluídas em numerosos programas de concerto e gravações. Sob o aspecto das reflexões teóricas, porém, pouco se constata em tentativas de um aproveitamento da ocasião para discussões e estudos. Uma das exceções, aqui é a da programação do Museo Interactivo de la Musica de Málaga, que inclui, para o ano Mozart, também o tratamento de temas vinculados com Schostkowitsch. A programação, de natureza interdisciplinar, procura oferecer um espectro das múltiplas visões do mundo mozartiano. Sob o ponto de vista da arquitetura, do cinema, da pintura e da medicina tentam-se novas possibilidades de enfoque da vida e da obra do compositor. O processo criativo é analisado a partir de determinados complexos temáticos. A programação inclui recitais comentados, com a participação das Juventudes Musicais de Málaga (janeiro), conferências e concertos em colaboração com o Colegio Oficial de Médicos de Málaga (fevereiro), concertos didáticos sobre o tema do equilíbrio da forma sonata com o Conservatorio Profesional de Música Manuel Carra (março), concertos didáticos sobre o tema "Mozart e seus contemporâneos", também em colaboração com o mesmo conservatório (abril), conferências e concertos dedicados ao estudo de conexões entre as obras de Mozart e Dimitri Schostakowitsch (maio), conferências e projeções sob o tema Ópera séria e Ópera buffa (junho); conferência "Mozart e a arquitetura", pelo Dr. Juan Cachón Sánchez (julho), concertos de música de câmara (setembro), Mozart no cinema (outubro), conferências, projeções e audições sobre a Flauta Mágica (novembro), conferências e audições sobre o Requiem (dezembro). O MIMMA compreende-se como centro de atividades e divulgação de todo o tipo de questões relacionadas com o mundo da música e, ao mesmo tempo, como museu interativo, procurando uma alta participação dos visitantes nos seus trabalhos. Sob esse aspecto, apresenta-se como exemplo de um projeto museológico especial na Europa. As suas instalações foram concebidas como um grande espaço cultural situado no centro da cidade e que procura envolver o visitante com imagens e sons, estimulando-o esteticamente através de seus vários sentidos. Dá-se particular atenção à dimensão educativa do trabalho museológico. A educação, segundo as suas concepções, deve ocorrer de forma sugestiva, atraente, instrutiva e agradável. O visitante deve sentir-se enriquecido no seu mundo interior, atraído por exposições sem excessivo pêso de abstrações teóricas, instruído pelo contacto direto com os objetos expostos. Essa função educativa do museu está confiada a um Gabinete Pedagógico, responsável também por visitas escolares e cursos, nos quais, entre outros objetivos, se proporciona possibilidades de construções de instrumentos e diversificados procedimentos de produção de sons. A exposição inclui instrumentos musicais provenientes de várias regiões do mundo e uma grande coleção de instrumentos europeus, em parte doados por particulares ou provenientes de conservatórios. Do ponto de vista musicológico, discutiu-se a terminologia utilizada e também as informações transmitidas. Em particular, criticou-se o título "Instrumentos étnicos y primitivos" utilizado na sistematização das coleções do museu, uma formulação atualmente já não aceitável sob o ponto de vista etnomusicológico. As demais denominações demonstram a vigência de critérios de sistematização organológica convencional: instrumentos de corda, instrumentos de vento, instrumentos de percussão e instrumentos eletrônicos. Há também uma seção destinada à música mecânica, à música gravada e às relações entre a música e o cinema. Como já discutido várias vezes em trabalhos anteriores a A.B.E., a sistemática convencional dos instrumentos necessitaria ser repensada em contextos interculturais ou em projetos determinados por perspectivas interdisciplinares. O espaço cultural do museu está localizado em zona central da cidade, em subterrâneo, local de grande tráfego de pessoas e veículos. Entende-se perfeitamente a intenção de inserção do museu na vida urbana da cidade, sobretudo após os debates no Centro Cultural São Paulo e sobre o próprio Centro durante o Colóquio Internacional de Estudos Interculturais e de Poética da Urbanidade por ocasião dos 450 anos de São Paulo. Também em Málaga surgem alguns aspectos negativos dessas visões de projetos do passado recente, bem intencionadas mas que se mostram já ultrapassadas: o visitante tem a impressão de ingressar em estacionamento ou em estação de metropolitano e indaga se as instalações possuem condições adequadas para a conservação dos materiais. Um diálogo internacional de instituições e projetos de orientações similares poderia aqui trazer esclarecimentos mútuos e mostrar caminhos para a atualização de conceitos e a solução de problemas práticos.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).
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