Doc. N° 2034
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96 - 2005:4
França-Brasil nos estudos culturais de expressões tradicionais de fundamentação religiosa Trabalhos na festa da Assunção em Valloire, Alpes Franceses por ocasião do Ano França-Brasil 2005 da A.B.E.
As atividades França-Brasil do ano de 2005 da Academia Brasil-Europa foram abertas com um simpósio dedicado às correntes teóricas atuais do pensamento francês e suas implicações para as ciências da cultura em memória a Jacques Derrida.
No decorrer dos trabalhos seguintes, salientou-se o papel relevante desempenhado pela obra de autores franceses e por correntes de pensamento de estudiosos franceses nas várias áreas das ciências humanas do Brasil, em particular na etnologia, na antropologia cultural, na sociologia e nos estudos do folclore. Por outro lado, o Brasil muito contribuiu para o desenvolvimento de trabalhos de cientistas franceses, bastando lembrar a obra de Claude Lévi-Strauss e, assim, para os estudos estruturalistas. Com a reconsideração dos edifícios teóricos de várias disciplinas culturais à luz dos novos aportes da atualidade, sobretudo pós-estruturalistas, impõe-se uma revisão de correntes de pensamento desenvolvidas no âmbito dessas interações franco-brasileiras.
Entre os ramos de pesquisa atingidos mais de perto pelo questionamento de seus fundamentos teóricos e metodológicos menciona-se mais freqüentemente o das tradições populares. A influência francesa na história dos estudos folclóricos foi considerável no passado, bastando lembrar a obra monumental de Paul Sébillot, Le Folk-lore de France, (Paris. Librairie Orientale & Américaine E. Guilmoto, 1904), também de influência no Brasil. Esse autor, secretário geral da Société des Traditions Populaires e vicer-presidente da Société d'Anthropologie, tomou a si a tarefa de realizar um inventário do Folclore da França e dos países de língua francesa à "aurora do século XX". Procedendo de forma refletida, Sébillot procurou sistematizar os fatos a partir do mundo físico, tentativa empreendida nos dois primeiros tomos da sua obra. Posteriormente, as suas concepções e caminhos metodológicos e interpretativos passaram a ser alvo de crítica de estudiosos, inclusive de folcloristas brasileiros. Hoje, porém, a obra e a conceituação de Sébillot parece ganhar renovado interesse e ser alvo de reconsideração teórica atualizadora.
No sentido de fomentar as reflexões relativas a esse complexo de questões teóricas, a A.B.E. promoveu trabalhos de pesquisa de expressões tradicionais festivas por ocasião de festas religiosas em regiões rurais da França, comparando-as com tradições brasileiras. Escolheu-se para isso a festa da Assunção na região de Valloire, nos Alpes franceses. Analisou-se a estrutura do programa festivo, recolheu-se informações a respeito de suas expressões no passado e no presente, coletando-se dados sobre o cortejo de carros representativos de aspectos da vida camponesa e do sentido dos folguedos na opinião de seus participantes.
Deu-se particular atenção à representação do mundo rural ou rústico no cortejo e nos grupos participantes, às representações do homem Velho e ao sentido hilariante das várias expressões grotescas. Essas características simbólicas da festa foram consideradas sob o pano de fundo dos trabalhos já desenvolvidos em eventos e publicações anteriores da A.B.E. dedicadas à natureza anti-tipológica da antropologia cristã e de suas repercussões nas mascaradas européias e de suas extensões em várias expressões tradicionais do Novo Mundo.
A.A.B.
Observação: o presente texto oferece apenas um relato suscinto de eventos, estudos e projetos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu conteúdo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).