Doc. N° 2041

Revista Brasil-Europa

Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo e Dr. Harald Hülskath
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501

96 - 2005:4


Índice da edição | Índice geral |Brasil-Europa.eu |Impressum |Contacto | Atualidades

 

50 anos de atividades profissionais de Manuel Ivo-Cruz
Homenagem na sede européia da Academia Brasil-Europa

 

Ivo Cruz na ABENo âmbito de colóquio dedicado a estudos transatlânticos da Academia Brasil-Europa, realizado em cooperação com a Universidade de Colonia, procedeu-se a um ato de homenagem ao Mtro. Dr. Manuel Ivo-Cruz, presente à sessão. Após a saudação de abertura, proferiu-se uma laudatio pela passagem dos 50 anos de suas atividades profissionais. Participantes do colóquio ressaltaram a extraordinária obra do Dr. Manuel Ivo-Cruz na divulgação da música portuguesa e do estreitamento de laços com o Brasil.

O Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS e.V.) manifestou a sua gratidão pelo apoio idealista que o Dr. Manuel Ivo-Cruz vem dando aos empreendimentos da instituição na Europa e no Brasil. Salientou-sea sua presença e participação como conferencista nas sessões de Paraty, Rio de Janeiro e Petrópolis no colóquio internacional realizado em 2004 pelos 500 anos da cidade de São Paulo.

O Dr. Ivo-Cruz, em frqüentes visitas ao instituto e à sede européia da A.B.E. na Alemanha, tem marcado os trabalhos relativos a Portugal dos últimos anos e constantemente apoiado os estudos e a divulgação da música portuguesa na Alemanha. Salientou-se, neste contexto, o seu auxílio na concretização de uma execução em forma concertante da ópera A Serrana, de A. Keil, em Bonn e em Dresden, orientando a escolha da obra e colocando à disposição a partitura da ópera ao encarregado desse projeto a pedido e segundo recomendação da direção do I.S.M.P.S.

O Dr. Ivo Cruz tem também divulgado a instituição e seus trabalhos em artigos publicados em jornais portugueses.

L.M.

Observação: o presente texto oferece apenas um relato suscinto de eventos, estudos e projetos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu conteúdo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).