Doc. N° 2042
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"Paixão pela Unidade" Relações Savoia-Brasil no âmbito de movimentos neo-evangelizadores e ecumênicos Reflexões na Abadia de Hautecombe (Alta Cumba) Ano França-Brasil 2005 da A.B.E.
A Abadia de Hautecombe, localizada às margens do lago de Bourget, na Savóia, representa um centro cultural e espiritual de extraordinário significado histórico e simbólico intereuropeu, sobretudo no concernente às relações entre a França e a Itália. É um monumento de particular relevância para a identidade cultural da Savóia, uma vez que ali estão sepultados numerosos príncipes dessa família, inclusive o último rei da Itália, Umberto II, falecido em 1983. Nos últimos anos, estabeleceram-se relações mais intensas entre Hautecombe e o Brasil. Sob a orientação da comunidade do Chemin Neuf, com origem em Lyon (1973), a antiga Abadia se transformou em centro espiritual e cultural de orientação ecumênica a serviço da Nova Evangelização. Para essa missão, utiliza-se também a arte como instrumento (Ecole d'évangélisation par l'art). A comunidade possui representações em vários países europeus, africanos e no Brasil. Hautecombe adquiriu, com isso, um cunho acentuadamente internacional. Está vinculada com o Centro Ecumênico e Artístico de Chartres e com a Fundação Ética e Arte. Sob o ponto de vista da orientação, procura-se uma aproximação da renovação carismática com a tradição inaciana, seguindo-se os exercícios espirituais do grande vulto da Companhia de Jesus.
Considerando a intensidade e o interesse dessas relações entre Hautecombe e o Brasil para os estudos de processos culturais transatlânticos, a Academia Brasil-Europa resolveu fomentar reflexões mais aprofundadas a respeito do potencial histórico-cultural de Hautecombe a partir de observações in loco. A abadia foi fundada em 1121 como priorado de Molesme por monges de Citeaux. A partir de 1135, tornou-se cisterciense, em 1142 foi unida ao Priorado beneditino de S. Inocente. O seu apogeu foi alcançado nos séculos XIV e início do XV. Após longo período de decadência, passou à administração do Estado, em 1700, sendo reconstruída entre 1743 e 1748. Foi extinta em 1792 e restauranda em 1824 pelo rei Carlos Felix. A igreja foi reconstruída em 1826 segundo planos do arquiteto piemontês E. Melano, contratado pelo rei. De natureza nitidamente historicista e romantizante, a construção foi edificada em estilo neo-gótico, também considerado por alguns como gótico-trovadoresco. Por contrato feito pela França e o Piemonte, a abadia passou à proteção especial da Casa de Savóia. A partir de 1922, os cistersienses foram substituídos por beneditinos da Congregação de Solesmes. Em 1992, o Arcebispo de Chambery entregou a sua orientação à comunidade de Chemin Neuf.
Nas reflexões, salientou-se que de forma alguma o interesse de Hautecombe para os estudos euro-brasileiros se resume às iniciativas mais recentes dos movimentos neo-evangelizadores. Além de sua importância na história monacal, válida também para as abadias brasileiras, Hautecombe, como centro cultural e religioso da Casa de Savóia, vincula-se com contextos político-culturais relacionados com a unificação italiana e esses contextos incluem necessariamente o Brasil, lembrando-se aqui a atuação de Giuseppe e Anita Garibaldi.
A.A.B.
Observação: o presente texto oferece apenas um relato suscinto de eventos, estudos e projetos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu conteúdo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).