Doc. N° 2027
Direção: Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath e Curadoria Científica © 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova série by ISMPS e.V. Todos os direitos reservados - ISSN 1866-203X - urn:nbn:de:0161-2008020501
95 - 2005:3
Isidorus Hispalensis Pensamento enciclopédico e diálogo de culturas e religiões
No decorrer dos trabalhos do projeto Transatlântico, a Academia Brasil-Europa co-organizou um ciclo de estudos e debates dedicados aos fundamentos do diálogo de culturas e religiões a partir da obra de teóricos medievais. Particular atenção foi dada a contextos euro-mediterrâneos nos seus vínculos com o Norte da África e o Oriente.
Um dos maiores vultos da história das idéias do mundo ibérico foi Isidoro, nascido ao redor de 560 em Cartagena e falecido em Sevilha, em 636, onde foi arcebispo em sucessão a Leandro. Exerceu um papel de extraordinária preeminência na história eclesiástica ibérica, entre outros presidindo os sínodos de Sevilha (619) e de Toledo (633). Do ponto de vista dos estudos teóricos e culturais, a sua obra enciclopédica Etymologiarum sive Originum libri XX merece particular atenção. Essa obra monumental representa uma súmula dos conhecimentos da Antiguidade transmitida à posteridade à luz da visão cristã do mundo e do homem.
Não há praticamente área de estudos teórico-culturais que não necessite de constantes consultas a essa obra para o exame histórico de termos, noções, conceitos, definições e concepções que, em muitos casos, se mantiveram através dos séculos e foram transmitidas conscientemente ou inconscientemente às regiões colonizadas. Para os estudos transatlânticos, essa obra pode ser considerada como básica. Vários capítulos das Etimologias foram discutidos, em particular aqueles concernentes às diferentes disciplinas do quadrivium e à arquitetura.
Observação: o texto aqui publicado oferece apenas um relato suscinto de trabalhos. Não tendo o cunho de estudo ou ensaio, não inclui notas e citações bibliográficas. O seu escopo deve ser considerado no contexto geral deste número da revista. Pede-se ao leitor que se oriente segundo o índice desta edição (acesso acima).